sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

VOLTA ÀS AULAS COM CONSCIÊNCIA!


Economize no material sem prejudicar o aprendizado e o meio ambiente - 1 (© Personare)
Nesse período de volta às aulas, chegou o momento dos pais e responsáveis se preocuparem com as enormes listas de material escolar. No entanto, é possível reduzir ou eliminar supérfluos, para aliviar o bolso e ajudar o meio ambiente, sem prejudicar o aprendizado. De acordo com a naturóloga Kátia leite, ao optar por produtos ecologicamente corretos, é preciso analisar a relação custo x benefício a longo prazo.

'Nem sempre o ecológico é mais barato, por isso é bom avaliar se aquele caderno da moda, feito de papel reciclado, é mesmo sustentável. Será que há realmente um projeto de sustentabilidade por trás do uso do reciclado ou é apenas mais um produto sendo oferecido? O giz de cera de abelha, por exemplo, é bem mais caro que o convencional, mas tem uma durabilidade muito superior e oferece cores muito mais bonitas e vibrantes. No entanto, a criança precisa entender que não comprará um novo conjunto a cada ano e sim algumas cores novas, para aumentar seu conjunto', esclarece a especialista.

Na hora de adquirir um novo material, aspectos como durabilidade, simplicidade e praticidade podem fazer diferença no bolso. 'Uma régua de boa qualidade pode acompanhar a criança durante muitos anos, por exemplo. No entanto, um fichário da moda pode ser pouco prático na manipulação diária. Já um caderno de capa lisa elimina possíveis focos de distração para a criança, além de diminuir a competição entre os alunos ao disputar quem possui o material mais caro ou chamativo', explica Kátia.

Outra atitude ecológica que pode ajudar a combater o desperdício de material é o reaproveitamento. Uma boa ideia é promover feiras de trocas de livros com responsáveis e crianças da escola. Dessa maneira, é possível doar material para os pequenos de séries inferiores e conseguir livros com estudantes de séries mais avançadas. Além disso, pais que possuem filhos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário