quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

CRÔNICA DO OSVALDO : QUEM NÃO TEM MEDO ?






                    Barra da Lagoa...local aprazível. "Caminhar e ver 
      esta praia é remédio para afastar quaisquer medos". Penso eu.  



Às vezes temos medo de coisas com mínima chance de acontecer, existindo somente em nossa mente, e mesmo assim sofremos por antecipação. Medo de escuro, medo de ter uma doença incurável, medo de locais fechados, usar elevadores, viajar pelas estradas, e o que é mais sentido viajar de avião.
Diante disso devemos fazer uma autoanálise e ver quando coisa boa deixamos de fazer por causa deste medo. Por causa do medo deixamos de fazer grandes realizações em nossa vida. É o medo mora em nós e nos aniquila e acreditamos que o impossível pode acontecer.
Neste mês passei 15 dias em Florianópolis, pude observar um garoto, de uns 4 anos de idade, que sob os olhares atentos do pai, aproximava-se do mar. As ondas recuavam, o garoto avançava em direção à água. Quando vinham outras ondas ele recuava correndo em direção ao pai com medo da onda. Era uma praia tranquila como se fosse uma piscina e não encobria nada além de suas canelinhas. Porém a criança estava insegura e com tanto medo que não podia brincar na água. Vendo isto o pai, percebendo o medo do se filho, segurou suas mãos e o menino teve coragem de por os pés na água. Depois gostou da água e foi difícil conseguir tirar o menino do mar. Deu trabalho danado para que ele saísse , pois chorava, esperneava e gritava. Veja o que era medo se transformou em algo bom.

O mesmo acontece com nós adultos que recuamos diante de situações que nos trazem mais oportunidades do que riscos. Devemos enfrentar de verdade aquilo que nos amedronta, apavora e faz pensar em desistir. Se encararmos o os medos eles se tornarão menores e nos sentiremos maiores. Porém se tentarmos evitar, fugir e se deixar derrotar por tais medos não estaremos fazendo outra coisa senão alimentá-los e torná-los cada vez mais fortes do que nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário