terça-feira, 29 de abril de 2014

CRÔNICA DO OSVALDO:" LIBERDADE É UM DOS MAIORES PRIVILÉGIOS QUE VOCÊ PODE TER "






Não podemos criticar por criticar. Se algo está errado que haja a crítica consciente. Abaixar o nível e dizer inverdades acaba com princípio da liberdade. Não podemos ser o raciocínio de alguém e acreditar no que ele diz e passar pra frente como verdade. Só devemos criticar visando melhorar. Por isso segue este artigo sobre a Liberdade de expressão...

Como é bom respirar A liberdade.  Seu modo de agir, de julgar, de pensar, ganham dimensões ainda maiores quando possuem o respaldo dessa prática. No caso da imprensa e de todos os meio difusores de informações, a livre expressão, manifestada através da famosa liberdade de imprensa, foi uma grande conquista e sua ausência gerou inúmero prejuízos em alguns períodos históricos.
Em meio a elogios sem precedentes à liberdade, é importante fazer uma ressalva: ela é essencial para a vida do homem, porém, não deve ser entendida como um fator que encerra em si mesmo. 
 A tecnologia segue essa tendência e as pessoas que partilham dessa diretriz devem ter consciência dos males que ela traz. Uma pessoa que tenha boa noção da prática argumentativa sabe que um texto tem muito mais chances de ser dotado de seriedade e embasamento quando se preocupa em explicar diversos pontos da questão.
E esse é ponto. A liberdade deve vir acompanhada da responsabilidade, para que a livre atitude não acabe se tornando um mero artifício com propósito de denegrir alguém ou, em alguns casos, conseguir uma autopromoção, prática muito comum nos dias de hoje. Não é difícil vermos pessoas que usam o conceito de livre-arbítrio para esconder uma liberdade artificial e que no fim das contas tem uma pretensão que vai muito além de simplesmente expressar uma opinião.
Isso não quer dizer que as pessoas não tenham o direito de dizer o que bem entendem. Até porque, qualquer pessoa que esteja profunda e unicamente preocupada em manifestar sua sincera opinião sobre algo, o faz primordialmente, carregando todo o peso que a responsabilidade exige e que é de fácil assimilação por qualquer indivíduo que respeite o valor de uma opinião. 
A circulação cada vez maior de informações e a possibilidade de qualquer pessoa expor uma opinião pessoal em níveis de discussão nacionais ou mundiais acabou levando à banalização da liberdade. Com isso, esta deixou de ser um direito e se tornou um pretexto para outros fins, que, alimentados por certos preconceitos e imaturidades, acabam gerando atitudes que muitas vezes estão implícitas na consciência do indivíduo e fogem ao seu controle.

Saibamos usar bem este privilégio que temos sobre a Liberdade de expressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário