sábado, 29 de novembro de 2014

MÁRIO FUZETO , DE ITAMBARACÁ, FAZ HOMENAGEM AOS 50 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE SUA CIDADE!




Segundo BURFFERLY (1958) a cidade de ltambaracá foi fundada pela Prefeitura Municipal de Jacarezinho que, em 1922, era possuidora de 35 alqueires de terras às margens do córrego Jaborandi. Dividida e demarcada esta área, formou-se ali um pequeno povoado que recebeu o nome de Jaborandi, por estar situada às margens do córrego do mesmo nome.
Os primeiros habitantes deste povoado foram os senhores António Parralego, Luiz António Rodrigues, João Alves, Manoel da Silva Machado, Lázaro Gomes Pinto, Major Florêncio e o Capelão João Faustino.
Com a criação do Município de Cambará, o patrimônio de Jaborandi passou a fazer parte deste último. Pelo Decreto-lei n° 199 de 31 de dezembro de 1943, foi criado o Município de Andirá, do qual Jaborandi passou a fazer parte como Distrito Administrativo, porém com a denominação de Itambaracá.
Pelo Decreto-lei estadual n° 32 de 7 de fevereiro de 1955, Itambaracá foi elevado à categoria de Município, tendo como primeiro Prefeito Municipal, eleito, o Sr. Horácio Cheira.

O Município de Itambaracá limita-se com os Municípios de Andirá, Santa Mariana, Bandeirantes e com Estado de São Paulo (rio Paranapanema).                                                       
                                                                       Itambaracá

                     Belezas naturais, povo bom, gente que vive feliz da vida...




                                         " Itambaracá completa amanhã 59 anos de emancipação política administrativa. Construir a história de uma comunidade é preciso muita luta e perseverança. Cercada por matas verdes e protegida por São Francisco Xavier, essa terra traz a força e a coragem do Paraná. É um pequeno município na divisa com o estado de São Paulo, comarca de Andirá, ao lado de Bandeirantes. Banhado pelos rios Paranapanema e Rio das Cinzas, é um belíssimo vale. Somos autênticos pés-vermelhos. Itambaracá é palavra feminina lembra a mulher terna e forte, significa amor. É soberana e nasceu na primavera, celebração da vida na natureza. Encerro essa homenagem com a canção do expedicionário: "Você sabe de onde venho? É de uma casinha que eu tenho".
                                       MÁRIO FUZETO (técnico contábil) - Itambaracá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário