sábado, 31 de janeiro de 2015

NÃO ADIANTA FALAR QUE EM MINHA REGIÃO JAMAIS FALTARÁ ÁGUA. EM QUALQUER LUGAR ELA PODE FALTAR!!!


Mesmo na mais extensa Bacia Hidrográfica do Estado, a água pode faltar  Patrick Rodrigues/Agencia RBS

Professor do curso de Engenharia Civil da Furb e diretor de Publicações da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), SC, Adilson Pinheiro reforça que mesmo a região estando localizada na mais extensa Bacia Hidrográfica do Estado nem todas as cidades se abastecem do rio Itajaí-Açu:
— Temos pico de crise instalada nas cidades do litoral, que se utilizam de um volume baixo de abastecimento. Presidente Getúlio se abastece de outro rio, por exemplo. Neste local a quantidade de água também pode ser menor que o consumo em algum momento.
Mas quem pensa que a região que sofre com cheias está livre da escassez se engana. O presidente do Samae Blumenau, Valdair José Matias, reforça que quando há grande volume de chuva, as cidades que se abastecem do Itajaí-Açu têm a oferta prejudicada:
— Principalmente no Alto Vale, que é região agrícola. Quando chove torrencialmente a chuva arrasta lodo, lama e aumenta a turbidez do rio. Para tratar é preciso reduzir o abastecimento de 100% para 50% e em algumas regiões ficam sem água.
Para o especialista, o uso consciente e principalmente o planejamento para se adaptar às mudanças climáticas é o ponto de partida para evitar uma possível crise na região:
— É preciso planejamento e estou falando a longo prazo, algo de 10 e 15 anos. A responsabilidade não é apenas do governo, toda a sociedade precisa pensar e refletir sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário