sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

BLOG ECONOMIA : BOA NOTÍCIA: IPVA DE CARRO USADO FICARÁ MAIS BARATO EM 2016!










IPVA de carro usado ficará em média 5% mais barato em 2016

Donos de veículos usados vão pagar menos IPVA em 2016 no Paraná. Pesquisa feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) aponta uma desvalorização média de 5% no valor desses bens no Estado, o que significa que a maioria dos contribuintes paranaenses que permanecem com o mesmo veículo deve desembolsar menos para quitar o IPV...A no próximo exercício.

O Paraná conta com uma frota de 6,62 milhões de veículos e, destes, 4,38 milhões são tributados. O crescimento da frota tributada no Estado foi de 0,6%, com o emplacamento de 206.119 veículos entre janeiro e outubro (no exercício anterior o crescimento foi de 4,4%). A Secretaria de Estado da Fazenda verificou um aumento na quantidade de veículos com mais de 5 anos de fabricação, o que significa um envelhecimento da frota do Estado.

Os proprietários de veículos emplacados no Paraná começarão a pagar o IPVA relativo ao exercício de 2016 a partir de 21 de janeiro. O Estado concederá desconto de 3% aos contribuintes que optarem pela quitação em parcela única, conforme calendário por final da placa do veículo (tabela abaixo). Nos últimos anos, de 38% a 41% dos donos de veículos pagaram à vista.

Quem preferir, pode efetuar o pagamento em três parcelas, sem acréscimos, nos meses de janeiro, fevereiro e março, também observando os vencimentos de acordo com o final da placa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário