quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

BLOG HISTÓRIA : DARWIN ESTEVE AQUI EM 1831 E FICOU HORRORIZADO COM A SITUAÇÃO DO BRASIL!

Darwin no Brasil: o horror.




Reproduzo um post de 2006 sobre a visita de Charles Darwin ao Brasil. Ele esteve aqui em 1831 e descreve uma situação que nos é bastante familiar ainda hoje (basta ler os jornais):


É algo aterrador ouvir os crimes monstruosos que se cometem diariamente e escapam sem punição (...) Não importa o tamanho das acusações que possam existir contra um homem de posses, é seguro que em pouco tempo ele estará livre. Todos aqui podem ser subornados. Um homem pode tornar-se marujo ou médico, ou assumir qualquer outra profissão, se puder pagar o suficiente. Foi asseverado com gravidade por brasileiros que a única falha que eles encontravam nas leis inglesas foi a de não poderem perceber que as pessoas ricas e respeitáveis tivessem qualquer tipo de vantagem sobre os miseráveis e pobres.


Darwin ficou tão estarrecido com o tratamento dispensado aos escravos que agradeceu nunca mais ter que botar os pés aqui:


"Agradeço a Deus nunca mais ter que visitar um país escravagista. Até hoje, quando ouço um grito distante, ele me faz lembrar com dolorosa vivacidade meus sentimentos quando, passando em frente de uma casa próxima de Pernambuco [na verdade, Recife], no Brasil, ouvi os mais penosos gemidos, e não podia suspeitar que pobres escravos estavam sendo torturados [...] Perto do Rio de Janeiro eu morava em frente à casa de uma velha senhora, que mantinha torniquetes de metal para esmagar os dedos de suas escravas. Eu fiquei em uma casa em que um jovem caseiro mulato, diariamente e de hora em hora, era vituperado, espancado e perseguido o suficiente para arrasar com o espírito de qualquer animal. Eu vi um garotinho, de 6 ou 7 anos, ser castigado três vezes com um chicote para cavalo (antes que eu pudesse interferir) por ter me servido um copo de água que não estava muito limpo."



E, para arrematar, sobre a índole do povo brasileiro:



"Se ao que a Natureza concedeu aos brasileiros o homem acrescentasse seus justos e adequados esforços, de que país poderiam jactar-se seus habitantes! Mas onde a maioria está ainda em estado de escravidão e onde o sistema se mantém por todo um embargo da educação, fonte principal das ações humanas, o que se pode esperar a não ser que seja o todo poluído por sua parte?" 



Disse ou não disse tudo?! Como se vê, Darwin foi também um notável observador dos costumes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário