domingo, 3 de janeiro de 2016

COMO FICAR TRANQUILO MESMO EM MOMENTOS DE CRISE!

          NÃO HÁ COMO NEGAR...ESTAMOS ENTRANDO EM CRISE NO BRASIL!

Os mineiros sabem economizar. Aliás sou um deles. Visitando minha terra
natal, após tomar um gostoso café e saborear pão de queijo ouvi alguém
dizer que a crise está se alastrando por toda parte. Há pessoas que ganham 
dinheiro de montão, porém não gasta é pão duro. Economizar é bom pois 
está pensando no futuro.
Quando o assunto é "provisionar para garantir o futuro" quase todos se lembram da fábula da tranquila cigarra, que cantava, enquanto a preocupada formiga trabalhava duro, juntando comida para o inverno. Eu conheço muitas cigarras por este mundo afora – gente que em dias difíceis, como os de hoje, gastam o dinheiro que não têm, contando como garantido o que ainda vão ganhar.
O que mais me preocupa é que, olhando o que se ganha, como no caso da lenda da cigarra e a formiga não são duas entidades separadas. Elas representam dois estados possíveis de um mesmo indivíduo.  E há enormes chances de que este sujeito seja VOCÊ.
Vejamos.  Vendas altas, produção em dia, caixa suprido e saldo positivo. Sua tendência natural é acreditar que tudo está controlado? Cuidado. Assim se comporta o empresário que não se preocupa em poupar, mas  se encanta com a sensação falsa de que a vida toda será de "vacas gordas". Ele se esquece de que as crises são cíclicas –  como as estações do ano. Elas vão, mas voltam.Um sujeito que age assim logo se vê obrigado a apertar o cinto e a superar sua ilusão.  Mas em quase todos os casos é tarde demais.
Um empresário verdadeiramente sólido adotará o modelo administrativo do grande José do Egito –  o jovem Judeu que se tornou governador das terras do faraó, há quase 3.800 anos, como se vê na Bíblia.  Qual o segredo desta façanha? É o provisionamento.

Você deseja ter sabedoria nos seus negócios e fazê-los dar todo o dinheiro que é possível. O que fazer? Trabalhe duro. Guarde dinheiro quando tudo vai bem. Esforce-se como a formiga nos dias quentes e,  então, poderá cantar, como a cigarra, quando chegar o inverno ou os dias rigorosos de crise.
______________________  

Nenhum comentário:

Postar um comentário