quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

DIA DO FARMACÊUTICO... ABRAÇOS AOS AMIGOS DA SAÚDE!




Dia do Farmacêutico
O Dia do Farmacêutico é comemorado em 20 de janeiro no Brasil. Estes importantes profissionais da saúde podem trabalhar em locais como farmácias, hospitais, laboratórios de análises clínicas e mais. Eles são especialistas no desenvolvimento e na manipulação de medicamentos, atuando principalmente com assistência farmacêutica, mas podem atuar ainda em 71 áreas diferentes no Brasil. Este profissional do ramo da saúde é responsável pela manipulação, controle e desenvolvimento de medicamentos, como também de cosméticos, vitaminas, produtos de higiene e outros que são utilizados em seres humanos e animais. 
Origem do Dia do Farmacêutico
Desde 1941 é discutida a possibilidade da criação de um dia para homenagear os farmacêuticos, senso que a primeira proposta veio do farmacêutico Oto Serpa Grandado, quando este participou de uma reunião na Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) em 7 de Janeiro de 1941, e a partir de sua sugestão surgiu a primeira proposta de criação da data comemorativa.
Em 23 de Março de 2007 foi aprovada pela ABF através da resolução n° 460, a data de 20 de Janeiro como o Dia do Farmacêutico. Essa data foi escolhida por causa da data de fundação da ABF que foi 20 de Janeiro de 1916.
Porém a oficialização da data somente ocorreu em 2010 com a aprovação da lei n° 12.338, que tornou o dia 20 de Janeiro como dia do farmacêutico em todo o Brasil.
Em Portugal, diferentemente do Brasil, o dia do farmacêutico não é comemorado em Janeiro e sim em 26 de Setembro, que é o dia dos Santos Cosme e Damião, que foram dois irmãos gêmeos, que atuavam na saúde, sendo que São Cosme era médico, enquanto seu irmão São Damião era farmacêutico, e por isso São Damião é considerado o padroeiro do farmacêutico.
Em âmbito mundial a data é comemorada em 25 de setembro, que foi instituída pelo Conselho da Federação Internacional Farmacêutica (FIP) como o Dia Internacional do Farmacêutico. 
Atuação do Farmacêutico
O ramo de atuação dos farmacêuticos é amplo e está inserido na área da saúde pública e privada, pode envolver desde um grande laboratório que produz medicamentos, até mesmo hospitais no auxílio a médicos com relação a medicamentos utilizados em tratamentos, indústrias, área de cosméticos, agricultura e outros lugares onde existe a produção ou distribuição de medicamentos.
No Brasil, como foi dito antes, há mais de 70 ramos de atuação para profissionais de farmácia, entre estas áreas estão: administração de laboratório clínico, administração hospitalar, auditoria farmacêutica, biofarmácia, farmácias em geral (dermatológica, hospitalar, homeopática, clínica, etc), hematologia clínica, microbiologia, toxicologias (clínica, ambiental, veterinária, forense, etc), vigilância sanitárias, entre outros.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário