domingo, 17 de janeiro de 2016

NOTÍCIA DO JORNAL DE NEGÓCIOS, DE PORTUGAL: BRASIL LULOPETISTA ESTÁ NO MAIOR BURACO!








A pobre imprensa nacional não noticia essas coisas. A informação é do Jornal de Negócios, de Portugal. 

A economia brasileira vai contrair mais do que era esperado este ano, preparando-se para mergulhar na mais profunda recessão desde, pelo menos, 1901, antecipam os analistas consultados pela Bloomberg.

Isto porque, segundo os analistas, a maior economia da América Latina deverá ter contraído 3,71% no ano passado, e deverá afundar quase 3% em 2016. O Brasil nunca atravessou uma recessão tão profunda como aquela que se prevê para o conjunto destes dois anos, segundo os dados do instituto nacional de pesquisa económica IPEA, que recuam a 1901.

De acordo com a estimativa semanal do banco central brasileiro – que reúne as projecções de cerca de 100 economistas – o PIB deverá contrair 2,95% este ano. Este valor foi revisto em alta pela 13.ª semana consecutiva, e compara com a anterior projecção de 2,81%. 

Os responsáveis políticos do Brasil debatem-se para controlar a mais alta inflação em 12 anos, sem penalizar ainda mais a já débil economia.

O director de política económica do banco central, Altamir Lopes, garantiu, a 23 de Dezembro, que a instituição vai adoptar as políticas necessárias para que a inflação atinja a meta de 4,5% em 2017. Menos de uma semana depois, Rui Falcão, presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), disse que o Brasil deve considerar aumentar a sua meta de inflação para evitar custos de financiamento mais elevados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário