sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

BLOG LITERATURA : LYGIA FAGUNDES TELLES, PRIMEIRA BRASILEIRA A SER INDICADA AO PRÊMIO NOBEL!

Por Isabella Otto, reproduzida no blog "Comunicandopararefletir"em 05/02/2016
Aos 92 anos, a escritora Lygia Fagundes Telles é a primeira mulher brasileira a ser indicada ao Prêmio Nobel de Literatura. A indicação foi encaminhada pela União Brasileira de Escritores à Academia Sueca. A escolha foi unânime. "Lygia é a maior escritora brasileira viva e a qualidade de sua produção é inquestionável", afirmou Durval de Noronha Goyos, presidente da União, ao site UOL.
Nascida em São Paulo, Lygia publicou Porão e Sobrado, seu primeiro livro de contos, aos 15 anos, em 1938. A história é baseada na separação dos pais. Na faculdade de Direito, onde ingressou em 1941, acabou conhecendo Mário e Oswald de Andrade, dois outros grandes escritores brasileiros. Três anos depois, publicou Praia Vivasua segunda coletânea de contos. Ciranda de Pedra, um de seus clássicos, foi publicado em 1954. 
Publicidade

Membro da Academia Brasileira de Letras desde 1985, a escritora recebeu o Prêmio Camões, o mais importante da literatura de língua portuguesa, em 2005. A indicação ao Nobel de Literatura é um verdadeiro marco! Afinal, nunca nenhum brasileiro levou o prêmio para casa e nunca nenhuma escritora brasileira havia sido indicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário