De uma hora para outra você sente uma dorzinha nos pés. Quem caminha para se exercitar sente isso. Pés cansados são o motivo de reclamação de muitas pessoas, especialmente aquelas que tiveram que ficar em pé durante longos períodos (como caixas e policiais de trânsito) ou caminhar longas distâncias (como garçons e garçonetes ou carteiros). Outra causa comum de pés doloridos e cansados é usar calçados inadequados, como os saltos altos femininos e outras opções elegantes e nada práticas. 



  1. Profissionais da área da saúde que desenvolvem órteses personalizadas incluem podólogos e alguns osteopatas e quiropráticos
  1. Imagem intitulada Soothe Tired Feet Step 4
  1. Perca peso, especialmente se você for uma pessoa obesa. A perda de peso ajuda a prevenir uma grande variedade de problemas nos pés, já que haverá menos pressão aplicada sobre ossos e músculos dos pés e da parte inferior das pernas. Para a maioria das mulheres, consumir menos de 2.000 calorias diárias resultará na perda de um pouco de peso toda semana, mesmo que você faça poucos exercícios físicos. A maioria dos homens perde peso com uma alimentação contendo menos de 2.200 calorias diárias.
  2. Prefira carnes magras e peixes, grãos integrais, vegetais frescos e muita água para perder peso com os melhores resultados possíveis.
  1. Muitas pessoas com sobrepeso têm pés chatos e apresentam a tendência de forçar os tornozelos de forma excessiva. Por isso, escolher calçados com excelente suporte de arco é crucial