segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

É NORMAL SENTIR MEDO?



 




Todo mundo sente medo em algum momento na vida (na verdade, em vários). Afinal, ao longo de nossa existência, enfrentamos diversas situações que desafiam nossa coragem. Mas existe uma grande diferença entre temer algo ou sentir verdadeiro pânico, a ponto de incapacitar pensamentos ou ações. Nesse caso, trata-se de uma doença, a fobia, que é um medo maior que o próprio medo: irracional, persistente, exagerado. E angustiante. Segundo o professor doutor Luiz Gonzaga Leite, chefe do departamento de Psicologia do Hospital Santa Paula, de São Paulo, o medo constitui uma etapa normal do desenvolvimento humano e é inclusive considerado um elemento que protege a vida. “É uma reação emocional a um perigo real externo”, afirma. “O medo saudável é aquele proporcional ao tamanho da ameaça. Ele leva a um estado de alerta e hiperatividade que nos prepara para lutar ou fugir da situação em busca de segurança”, completa Sâmia Simurro, mestre em Psicologia e vice] presidente de Projetos da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV). Portanto, se você sente um frio na barriga quando passa por uma rua escura e vazia ou escuta um barulho estranho em casa, não se preocupe: isso é absolutamente normal. Já a fobia é um medo persistente, amplificado para a situação e desproporcional à causa. “É uma reação desorganizada, com sintomas físicos muito intensos.
Pode surgir em qualquer época de nossas vidas, sendo mais frequente a partir da adolescência e idade adulta”, explica o dr. Luiz Vicente Figueira de Mello, psiquiatra supervisor do AMBAN, Ambulatório de Ansiedade IPq HCFMUSP. Medos comuns
Não existe uma explicação única para o surgimento de uma fobia, ou seja, ela pode ser multifatorial. Sabe-se que experiências traumáticas, identificadas ou não, costumam desencadear os medos exacerbados. Por exemplo, alguém que tenha ficado preso em um elevador, pode desenvolver claustrofobia.
Mas isso não é uma regra geral, já que nem sempre há uma causa específica.] No mundo todo, calculase que 10% das pessoas sofrem com algum tipo de fobia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário