segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

O QUE PROVOCA OS TERREMOTOS?





 Vivemos em Londrina leves tremores de terra. O quê os causou? Especialistas do assunto estão trabalhando para isto.

Os seres humanos surgem com explicações fantasiosas para os terremotos, um dos fenômenos mais imprevisíveis e perigosos da Terra. As lendas japonesas responsabilizam um bagre se debatendo pelos tremores e as histórias hindus descrevem o movimento dos elefantes que suportam a Terra, mas a realidade é mais sóbria.
A crosta terrestre é composta por placas de rocha gigantes interligadas, chamadas de placas tectônicas, que se movem de forma lenta e constante. Esse movimento não é lento como o trânsito no horário de pico; ele geralmente é da ordem de alguns centímetros por ano. Os locais onde as placas se cruzam são chamados de falhas, que podem ser visíveis a olho nu e são os locais da maioria dos terremotos. Na medida em que as placas da terra se movem, elas podem projetar-se ao longo das linhas das falhas. Isso faz com que a pressão se acumule enquanto as placas continuam a se mover. Quando a pressão se torna muito grande, uma placa desliza repentinamente, causando um choque que leva à liberação de energia na forma de ondas sísmicas. Isso é o que causa a sensação de que a terra está tremendo durante um terremoto.
Prever terremotos é uma tarefa difícil. Existem muitos fatores envolvidos no sistema de placas tectônicas da Terra e os cientistas ainda estão nos estágios iniciais para compreender todos eles. É importante saber que os cientistas têm uma boa ideia sobre a frequência dos terremotos para as falhas que são bem compreendidas e que contam com um longo registro de dados, mas ainda não é possível saber quando o próximo tremor acontecerá. Os geólogos ainda estão trabalhando na compreensão de alguns dos conceitos básicos relacionados aos terremotos, de modo que pode levar algum tempo até que as previsões sejam precisas.
A força de um terremoto é medida na escala Richter. Cada número nessa escala representa a quantidade de energia liberada que causou o tremor. Um terremoto fraco será sentido como uma perturbação momentânea no ouvido, uma oscilação sutil que muitos nem perceberão. Um terremoto forte pode derrubar prédios, liquefazer o solo e criar uma situação muito perigosa. Se você vive em uma região propensa a terremotos, conhecer os procedimentos de segurança e preparação para terremotos é algo para se levar a sério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário