quarta-feira, 30 de março de 2016

BLOG RURAL : BELEZA DE SAFRA DE SOJA...QUASE 17 MILHÕES DE TONELADAS NO PARANÁ!


As chuvas ocorridas na região Sul do Brasil entre setembro de 2015 e o início de fevereiro deste ano devido ao fenômeno El Niño, em especial no Paraná, tiveram impacto na cultura da soja, com reflexo direto na produtividade e na qualidade da produção. O Paraná caminha para o fim da colheita da soja, restando apenas áreas localizadas ao Sul do Estado, com uma expectativa de quebra de 8% na estimativa inicial. 
Segundo o relatório de março do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), somadas a safra de grãos de verão, segunda safra e safra de inverno, o Paraná tem potencial ainda para colher 38 milhões de toneladas, repetindo o volume colhido no ano passado. 
Nas lavouras de grãos de verão, como soja, milho e feijão da primeira safra (2015/16), as perdas foram mais acentuadas nas regiões do Norte Pioneiro e Central. "Ainda assim, a safra total de grãos deve ser boa", diz o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. 
A soja é um dos produtos afetados pelo excesso de chuvas, com perdas verificadas nas regiões Norte, principalmente Ivaiporã e Apucarana, e Centro-Oeste. Segundo o economista do Deral, Marcelo Garrido, em função do tamanho da área plantada, de 5,2 milhões de hectares, e da tecnologia de produção disponível no Estado, havia uma estimativa inicial de colher uma safra recorde de soja de 18,3 milhões de toneladas. 
Após a ocorrência das chuvas, a safra foi reavaliada e deverá atingir um volume de 16,8 milhões de toneladas, uma quebra de 8%. "Mesmo assim, a atual safra terá 100 mil toneladas a menos que a anterior, que foi recorde", explicou Garrido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário