sábado, 26 de março de 2016

BLOG RURAL : FRUTAS DELICIOSAS EM NOSSA MESA! QUE TAL?






Rate this

O Brasil possui uma enorme variedade de frutas , veja  quanta diversidade que muda de acordo com a região do país e estação do ano, bem como seu aspecto nutritivo.

1. Jabuticaba - comum no Brasil, Argentina, Paraguai e Bolívia. É uma frutinha preta que cresce no tronco da árvore e possui uma polpa branca e doce. O seu nome tem origem na língua Tupi-Guarani, sendo uma junção de jabuti (tartaruga) e caba (lugar).

2. Açaí  – muito consumida por surfistas e esportistas por ser bastante saudável, recentemente, esta fruta virou moda na América do Norte e Europa. É uma baguinha roxa, que na maioria das cidades do país, se encontra apenas a sua polpa congelada. O Açaí geralmente é servido na tigela, misturado com banana, granola e mel, sendo tão nutritivo quanto uma refeição convencional. Ele é rico em antioxidantes, omega 6 & 9, ácido graxo, entre outras vitaminas e minerais. É uma excelente vitamina para quem está acima do peso. Por ser rico em carboidratos, é ideal como refeição pós-treino. Cuidado com as roupas, pois as manchas roxas de açai são difíceis de remover.

3. Caju
 – possui uma coloração rosada e uma castanha que se desenvolve dentro da casca e fica presa à parte externa da fruta. A fruta tem um gosto meio emborrachado e azedo, que fica um pouco melhor caso seja feito um suco com um pouco de açucar. Atenção com a castanha de caju! A casca da mesma em natura está envolta á um líquido que possui cianeto, e é venenoso. Primeiro é preciso assar a castanha até que atinja uma coloração mais escura, para daí abrí-la com algum instrumento, e não com a boca!

4. Graviola 
- é muito popular devido ao seu valor nutricional. Esta fruta é rica em carboidratos, especialmente frutose. Ela também possui boa quantidade das vitaminas B1, B2 e C. As sementes e folhas tem inúmeras finalidades medicinais, sendo utilizadas por tribos indígenas.

Pesquisas laboratoriais apontam e sugerem que a graviola pode ser eficiente no tratamento de alguns tipos de infecções, bem como alguns tipos de câncer. A fruta tem um formato oval e cor verde. É branca por dentro e possui um gosto doce. Na hora de escolher, ela deve estar no ponto, nem muito mole e nem muito dura. Pode ser encontrada em derivados como suco, iogurte e sorvete.

5. Maracujá – recebeu este nome por causa de sua flor, que se parece com a coroa de espinhos com a qual Jesus Cristo foi crucificado. O tipo mais comum encontrado no país é o maracujá amarelo, que é utilizado em sucos e sobremesas. A fruta tem gosto ácido e é rica em cálcio, vitaminas B3 e C, e ferro. Ao escolher, o maracujá precisa ter coloração clara e estar enrugado.

6. Jaca
 – é considerada uma das maiores frutas do mundo. Chega a atingir até 90 cm, pesando cerca de 36 kg ou mais. Sendo assim, para a sua segurança, não é recomendado caminhar sob pés de jaca. Ela pode ser consumida madura ou não, e há 3 tipos que são cultivadas no país. A Jaca-dura tem sua polpa mais firme e cresce mais do que as outras. A Jaca-mole é a menor de todas e é muito mais doce e macia. Entre as duas anteriores está Jaca-manteiga, que é menos doce que a mole e menos firme que a dura.

A jaca é uma ótima fonte de fibras e a sua polpa uma vez aberta pode ser divididas em partes, as quais contém sementes. Esta fruta tem um aroma quase como de uma flor, e seu gosto pode ser descrito como a junção de uma banana azeda com um chiclete. Ao comprar, lembre-se que estraga rapidamente e começa a exalar um cheiro ruim. Desta forma, ao invés de comprar a jaca inteira, peça para que cortem um pedaço para você.

7. 
Goiaba – é facilmente encontrada em qualquer mercado, mas o preço varia de acordo com a estação. As mais conhecidas em território nacional são as goiabas verde e a amarela, que tem um tamanho aproximado ao de uma maçã. A goiaba é rica em vitaminas A, B e C.

8. Pitanga – também conhecida como a cereja brasileira, tem um gosto azedinho e possui grande concentração de vitamina C. É bastante utilizada como ingrediente de geléias e sorvetes.

9. Mamão – é uma das frutas mais populares, possuindo diferentes tamanhos. Tem gosto doce e é rico em vitaminas A e C, e também ajuda o sistema imunológico e na cura de feridas.

10. Manga – outra fruta extremamente popular. Normalmente, deve ser macia. É uma ótima fonte de fibras e vitaminas A, B6 e C. Por ser doce, grande parte das suas calorias vem do açucar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário