domingo, 27 de março de 2016

DOENÇAS SILENCIOSAS QUE ATACAM OS OLHOS!

doença silenciosa glaucoma

Sim, elas existem. E como exemplo mais clássico, vou citar o glaucoma. O glaucoma é uma doença do nervo óptico que é causada, na maioria das vezes, pela elevação da pressão intra-ocular. E ao contrário do que você pensa, a pressão ocular quando está em níveis elevados (mas não tanto – digamos 20 a 30 mmHg) pode não causar ABSOLUTAMENTE nenhum sintoma.
A elevação da pressão, quando persistente, pode danificar de forma irreversível o nervo óptico. Muitas vezes, quando o paciente percebe a alteração, a visão já atingiu um déficit importante e o tratamento pode não ser mais eficaz.

Além do glaucoma, podemos citar a ruptura da retina. Muitas vezes, a retina pode se romper em sua região periférica e lá permanecer por alguns meses a anos, sem causar nenhum sintoma. Eventualmente, essa ruptura pode resolver evoluir e permitir a passagem de líquido para seu interior, descolando toda a retina. Nesses casos, a visão diminui de uma hora para outra (mas a rotura poderia ter sido diagnosticada em um exame de rotina).
Esses foram apenas 2 exemplos que mostram a importância de realizar consultas oftalmológicas rotineiras, antes dos problemas aparecerem. Muitas vezes, esperamos muito e acabamos com danos irreversíveis à nossa visão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário