segunda-feira, 7 de março de 2016

FOI PRESO POR CORRUPÇÃO O HOMEM MAIS RICO DO MUNDO!


 
 
"Não faço política, apenas negócios. Estou orgulhoso de trabalhar como empresário para a República Islâmica do Irã", afirmou Zanjani em 2013 O empresário Babak Zanjani é acusado de desviar dinheiro de vendas de petróleo do Irã. Ele é um homens mais ricos do Irã e foi condenado à morte por corrupção. Trata-se do empresário Babak Zanjani.
Zanjani foi preso em dezembro de 2013 após ser acusado de apropriar-se de bilhões de dólares da venda de petróleo estatal realizada por meio de suas empresas, acusação que ele nega.
O empresário foi condenado por fraude e crimes econômicos, conforme anunciou na TV estatal o porta-voz do Judiciário iraniano, Gholam-Hossein Mohseni Ejehii.
No julgamento, promotores acusaram Zanjani de dever ao governo do Irã mais de US$ 2,7 bilhões em renda petroleira. Cabe recurso à sentença.

"Babak Zanjani é o homem mais rico do Irã. Em algum momento há alguns anos, sua renda anual superava a da Apple", diz Kasra Naji, do serviço iraniano da BBC.
Antes de ser detido, ele possuía empresas na Malásia, Emirados Árabes Unidos, Turquia e Tadjiquistão.
"No auge das sanções internacionais contra o Irã, o governo do então presidente Mahmoud Ahmadinejad repassou grandes quantidades de petróleo para Zanjani para venda, de modo a evitar as sanções", afirma Naji.
Zanjani foi então colocado na lista negra pelos Estados Unidos e pela União Europeia por ajudar o Irã a burlar as sanções.
O empresário reconheceu ter usado uma rede de empresas para vender milhões de barris em nome do governo desde 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário