sexta-feira, 11 de março de 2016

HISTÓRIA DO PESCADOR E O TURISTA!






Um barco atracou em uma vila à beira-mar. Dele saiu um turista americano, que cumprimentou um pescador local pela qualidade do peixe que ele tinha lhe vendido e perguntou-lhe quanto tempo tinha levado para pescá-lo.
"Não demorou muito", respondeu o pescador.
"Mas então, por que você não ficou mais tempo e pescou mais peixes?", perguntou o americano. O pescador explicou que não precisava pescar muito para satisfazer as suas necessidades e de sua família.
O americano perguntou, "Mas o que você faz com o resto do seu tempo?"
"Eu durmo até tarde, pesco um pouco, brinco com meus filhos, tiro uma sesta com minha mulher. À noite, vou até a vila encontrar meus amigos, toco violão, canto algumas canções... tenho uma boa vida!"
O americano interrompeu: "Eu tenho um MBA de Harvard, e posso lhe ajudar! Você deveria começar a pescar por mais tempo todos os dias. Daí, você pode vender os peixes extras que você pescar. Com esta renda extra, você pode comprar um barco maior."
"E depois disso:", perguntou o pescador.
"Com o dinheiro extra que o barco maior vai render, você poderá comprar um segundo e um terceiro barco, até que possua uma frota de barcos-pesqueiros."
"Em vez de vender seu peixe a intermediários, você pode então negociar diretamente com as indústrias de pescados e talvez até mesmo abrir sua orpopria empresa. Poderá então sair desta vila e mudar-se para a cidade, Los Angeles, ou mesmo, New York! De lá, você poderá administrar toda a sua imensa empresa."
"Quanto tempo isso tudo iria levar?", perguntou o pescador.
  "Vinte, talvez vinte e cinco anos", respondeu o americano.
  "E depois disso?", indaga o pescador.
"Depois disso? Bem, meu amigo, daí é quando as coisas começam a ficar mesmo interessantes", respondeu o americano, rindo. "Quando o seu negócio ficar mesmo grande, você pode começar a vender ações e fazer uma grande fortuna! Milhões!"
"Milhões? É mesmo? E depois disso?", disse o pescador.
"Depois disso, você poderá aposentar-se, viver numa vila à beira-mar, dormir até tarde, brincar com suas crianças, pescar um pouco, tirar uma sesta com sua esposa, e passar suas noites divertindo-se com seus amigos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário