quinta-feira, 10 de março de 2016

HOJE É DIA NACIONAL DE COMBATE AO SEDENTARISMO. PARABÉNS AOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA!

Ter seu próprio carro, andar de elevador, subir de escada rolante. Se as consequências do crescimento da tecnologia pudessem ser representadas por uma moeda, essa seria a face reluzente. O lado fosco representaria uma doença que cresce na mesma proporção em que o conforto do homem moderno aumenta: o sedentarismo.
Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que o sedentarismo é responsável pela morte de mais de 2 milhões de pessoas anualmente, e já alcança cerca de 70% da população mundial. No Brasil a história não é diferente: em pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia foi constatado que 8 em cada 10 brasileiros não praticam exercícios físicos regularmente, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como infarto, insuficiência cardíaca e AVC (Acidente Vascular Cerebral). O sedentarismo ainda aumenta a incidência de outros males, como hipertensão, obesidade e aumento do colesterol LDL (o ruim).
O combate à doença é realizado pela prática habitual de exercícios físicos aliados a uma alimentação saudável. Mas por que mesmo sabendo dos benefícios da prática de se exercitar, é tão difícil começar?
“Essa resistência à pratica de atividade física pode ser atribuída ao estilo de vida marcado pela turbulência do dia a dia nos grandes centros urbanos”, diz o Dr. Turíbio Leite, autor do livro “Exercício, Saúde e Desempenho Físico”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário