sábado, 19 de março de 2016

SERÁ QUE O BRASIL NÃO TEM JEITO... O QUE VOCÊ ACHA?






Ontem vimos multidão nas ruas em favor do governo. O vermelho tomou conta. Lula se emocionou diante da multidão. Cá pra nós : Será que não há mais jeito?
Se pensarmos bem a situação política e econômica do Brasil não apenas tem solução, como é, ela própria, a solução para a crise moral que vivemos. A crise é o jeito. Não é à toa que o ideograma chinês para crise e oportunidade é o mesmo. 

Será que por causa da corrupção, impunidade e impotência frente aos desmandos dos poderosos é certo calarmos a voz ficarmos quietos em concordância e como alguns pensam ,deixar o Brasil? Os que ficam lamentam-se que iriam também se tivessem a chance. “O Brasil não tem mais jeito”, dizem uns a boca pequena, outros aos gritos.

A crise econômica é séria, mas não é a responsável por tanta desesperança. A desolação é consequência de nossa crise moral. O Brasil já enfrentou e superou muitas crises econômicas e, mais cedo ou mais tarde, superará esta também. Já a sensação de que o Estado, nos mais diversos níveis, foi usurpado por quadrilhas que o usam como um meio para servir a interesses próprios é muito mais grave e perniciosa. A própria razão de ser do Estado democrático – servir à sociedade – foi deturpada. Pior, estes grupos nos roubaram o orgulho de sermos brasileiros e a fé em nosso próprio país. Na visão de muitos, o Brasil voltou, em poucos anos, do país em que o futuro parecia estar chegando ao país sem solução, eternamente condenado ao fracasso.

É fácil entender a desilusão. A presidente reeleita comandava o Conselho de Administração da Petrobras no maior caso de corrupção da história do planeta segundo o jornal The New York Times. O presidente da Câmara dos Deputados, o presidente do Senado, dezenas de outros congressistas e até ex-ministros de Estado e governadores estão sob investigação judicial com fortes suspeitas de corrupção. Negar os problemas e desafios que o Brasil vive seria, no mínimo, ingênuo. Igualmente ingênuo é considerar permanente uma situação com tantas fontes de instabilidade. A Operação Lava Jato abriu a caixa de Pandora. A delação premiada ligou o ventilador.

A sociedade reagiu, como evidencia a maior manifestação já vista no país em quase 30 anos – as duas últimas, de proporções semelhantes, resultaram na redemocratização e no impeachment de Collor. Desta vez, não ocorrerão transformações significativas na política brasileira? Improvável.

Ao contrário do que temem os pessimistas, esta situação política e econômica não apenas tem solução – ela é a solução para a crise moral que vivemos. Sem uma crise de tamanhas proporções, dificilmente a sociedade brasileira se mobilizaria para mudar o país.

O Brasil tem jeito, sim. A crise é o jeito. Não é à toa que o ideograma chinês para crise e oportunidade é o mesmo. Sabedoria milenar...

Que Deus ilumine a cabeça do povo... se agir assim, desviar assim, usar o erário assim...não for errado que Deus me perdoe... ou seria uma santa ignorância achar que tudo está certo e pecar por omissão? Só sei que nada sei!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário