sábado, 30 de abril de 2016

BLOG HISTÓRIA : HOJE É O DIA DO FERROVIÁRIO...PARABÉNS AOS PROFISSIONAIS!!!





























No dia 30 de Abril de 1854, era inaugurada a primeira ferrovia do Brasil, a Estrada de Ferro Mauá, idealizada por Irineu Evangelista de Souza, O BARÃO DE MAÚA.
Partindo da Estação de Guia de Pacobaíba na Baía de Guanabara, a ferrovia chegou primeiramente à localidade de Fragoso, situada a 14 quilômetros do início. E ali correu a Baroneza, a primeira Locomotiva a percorrer o solo brasileiro. Pouco tempo depois, a ferrovia atingiu a Raiz da Serra. 
Mas o objetivo da Estrada de Ferro Mauá, era o de subir com seus Trilhos a Serra de Petrópolis, para chegar a esta cidade. Fato que só ocorreu anos mais tarde.
NO DIA 30 DE ABRIL, É COMEMORADO O DIA DO FERROVIÁRIO! 
Para a Regional São Paulo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF, no mês de Abril existe ainda dois fatos importantes nas atividades do resgate da memória e preservação ferroviária, ligados ao trabalho desta entidade;
Em 05 de Abril de 1998, foi inaugurado junto à antiga Hospedaria de Imigrantes no bairro paulistano da Mooca, O TREM CULTURAL DOS IMIGRANTES. 
Que desde então, passou a operar aos finais de semana pelas mãos dos membros da ABPF - SP, percorrendo um pequeno trecho da Primeira Ferrovia do Estado de São Paulo (The São Paulo Railway Company / Estrada de Ferro Santos a Jundiaí), pelo desvio ferroviário da  antiga hospedaria, entre as proximidades das estações Brás e Mooca. 
COMPLETANDO NESTE ABRIL DE 2012, 14 ANOS DE OPERAÇÃO!
Coincidentemente, a antiga Locomotiva Movida a Vapor (Maria Fumaça) que traciona atualmente este Trem, foi fabricada na Filadélfia (EUA) em Abril de 1922.

Nenhum comentário:

Postar um comentário