domingo, 24 de abril de 2016

BLOG HISTÓRIA : VOCÊ SABE O QUE É "ESCAMBO"? ... APRENDA VENDO NO BLOG.








O dinheiro como conhecemos atualmente passou por um longo período de evolução, já que no inicio dos tempos não havia “moedas” para dar em troca, como forma de pagamento.

Abaixo uma matéria explicando a origem e também a evolução do dinheiro até os dias atuais.

Escambo



No início e formação de civilizações, a moeda como hoje é conhecida ainda não existia. Com isso a troca de mercadorias e produtos era algo comum, sendo esta troca sem equivalência de valor. Sendo assim, podemos dar como exemplo o seguinte. Se uma população plantasse mais arroz que o necessário para sua utilização, esta trocava o produto com outra população que tivesse plantado trigo, por exemplo, a mais do que o necessário para abastecer seu povo. Sendo assim, a troca era realizada sem ter em conta o processo de trabalho ou tempo que durou para ser feita a colheita de tal produto.
Moeda-Mercadoria

Com o passar do tempo, as populações descobriram que algumas mercadorias possuíam um valor a mais do que outras, com isso a criação e evolução da moeda-mercadoria passou a ser algo notável. Algumas das moedas-mercadorias que mais cresceram foram o gado e também o sal (este segundo resultando na palavra “salário” como conhecemos hoje, já que na Roma antiga o sal era utilizado como pagamento de serviços).
Moeda-Mercadoria no Brasil

No Brasil também podemos citar várias fontes de moeda-mercadoria, principalmente no período da colonização de Portugal. Nesta época mercadorias naturais, como pau-brasil, açúcar, cacau, tabaco e tecidos eram utilizados como materiais de troca devido ao alto valor que possuíam, já que grande parte da população mundial, inclusive os portugueses, procurava por estes produtos.
Metal



Assim que o homem descobriu o metal, o mesmo encontrou neste produto grande valor. A partir daí o mesmo era utilizado como moeda, já que ele oferecia grande variedade na fabricação de utensílios (armas, objetos de decoração, braceletes, colares, anéis, entre outros).

Com o passar do tempo o metal também ganhou valor a base de peso, dispensando a demora que havia no momento de pesagem e também origem do produto. O metal também era avaliado de acordo com sua pureza.
Moedas-Objetos

Com o avanço na fundição de metal, cobre e bronze, algumas pessoas procuravam trocar os objetos e utensílios criados a partir destes como formas de moedas. Isso ocorreu devido ao grande avanço na criação de replicas de objetos, joias, armas, entre outras peças.
Moedas antigas



Nas civilizações antigas, por volta do século VII a.C., as moedas começaram a ser utilizadas a partir de prata e ouro. Normalmente estas pareciam muito com as de hoje, porém, de formato achatado manualmente e também em formato mais oval.

As moedas atuais e também as da época revelavam muito sobre a mentalidade, cultura, e aspecto politico e econômico da população, sendo assim nelas eram impressas formas e efigies, sendo uma das primeiras e mais famosas efigies, a imagem de Alexandre, O Grande, da Macedônia.
Ouro, Prata e Bronze

Como dito acima, as moedas começaram a ser fabricadas a partir de ouro, prata e bronze. Porém não somente moedas eram fabricadas e dadas como forma de troca e pagamento, mas também objetos e utensílios, principalmente joias, que eram utilizadas como uma forma de pagamento por mercadorias. Além disso, estes objetos começaram a ser mais procurados ainda, quando civilizações antigas acreditavam que os mesmos possuíam valores místicos, de acordo com as religiões da época.
Papel-Moeda



O papel-moeda, como o que conhecemos hoje, teve seu surgimento na idade média, quando os valores de ouro e prata eram guardados em um ourives, pessoa que negociava os objetos. Sendo assim, tal pessoa entregava um recibo, como comprovante e estes eram utilizados na forma de pagamento, circulando de pessoa para pessoa, dando assim origem ao papel-moeda de hoje.
Papel-moeda no Brasil

O papel-moeda no Brasil teve seu inicio no ano de 1810, quando o Banco do Brasil entregava bilhetes e recibos assinados à mão, praticamente como fazemos hoje em cheques

Nenhum comentário:

Postar um comentário