terça-feira, 26 de abril de 2016

BLOG SAÚDE : A DOR E EU, EU E A DOR! QUEM NÃO TEM DOR?






Dificilmente você vai encontrar alguém sem dor. Os grandes atletas chegam ao primeiro lugar de um pódio sem  sentir uma pontinha de dor . 

Convivendo com a inimiga

Muitas pessoas convivem com a dor. E aqui, de frente para o computador, estou imaginando o quanto ela pode ser desmotivadora para você. Por exemplo, você acabou de começar uma nova atividade ou acabou de deixar o sedentarismo nas páginas do seu passado. Do nada, pode estar sendo incomodado por uma dorzinha danada no joelho. Dá uma desanimada, né?
As dores fazem parte da nossa vida em geral e não podem superar a vontade de vivenciarmos as delícias deste mesmo caminho. E estou falando tanto das dores físicas quanto daquelas que ficam presas em nossas almas. A questão é que temos sempre que tentar transformar a experiência dolorosa em uma vivência de aprendizado. Este é o segredo da superação.
A dor e eu, eu e a dor
.
As dores costumam aparecer de várias maneiras, em vários formatos e sintomas. Cabe a gente não tentar colocar todos os tipos de dor em um mesmo pote. Isso porque as dores são distintas e indicam problemas diferentes.
Portanto, conhecer o seu próprio corpo, limites e a sensibilidade para dores é fundamental para fazer um gerenciamento eficaz e que não te incapacite. Vamos converter a dor de vilã a conselheira íntima.
O que fazer com as dores

Natureza humana

Antes de mais nada, vamos esclarecer uma pequena coisinha. Nem sempre a dor é um sinal de limitação. Se a dor que você está sentindo for aquela relacionada ao ácido lático, aquelas dores pós-treino, eu digo: fique feliz por tê-las. Esse incômodo muscular é resultante da ação do ácido lático nos nossos músculos. Essa dorzinha está nos dizendo: “Olha, os exercícios realizados surtiram efeitos no corpo e por isso eu estou aqui”. A natureza humana é linda, e o nosso corpo muito sábio.
Porém, se a dor é pontual, específica e persistir por 2 ou 3 dias, o recado aqui é outro. Você deve procurar um profissional. É seu direito e dever saber se não é nada mais profundo.
Talvez, caso a sua dor seja eterna e nada resolva, você precise buscar outras fontes prováveis como causa. Eu dormia com uma inimiga (a má postura) e nem sabia!
 Proteção em 4 letras
Ninguém deseja sentir dores ou ter uma lesão. Mas, como as pessoas podem se proteger destes efeitos, durante o dia a dia ou mesmo antes e depois da prática de atividade física?
Olha, um dos segredos de ouro que eu aprendi na minha longa vida de treinamento não custa quase nada. É uma coisa rápida, indolor e que não gasta dinheiro nenhum. Tem só quatro letras, e você deve ter essa preciosidade aí no seu congelador. É o gelo. Meu Deus, como ele é bom!
O gelo tem uma capacidade terapêutica e uma eficiência em retardar e curar lesões que é impressionante. Sabe aquele dia que você extrapolou na academia e tem certeza de que vai ficar dolorido? Passe gelo nas pernas, por 10 minutos. A mesma técnica pode ser repetida nos braços ou na lombar ou qualquer região em que há desconforto.
Eu invisto em uma boa bolsa de gelo, mesmo quando a dor ainda não apareceu. Se você sabe que o seu joelho te incomoda, mas está em uma fase boa sem dor, faça gelo depois da atividade física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário