sexta-feira, 29 de abril de 2016

BLOG SAÚDE : SERÁ QUE DIABETES TEM CURA ?

TEM CURA...OU NÃO?


Os casos de diabetes no Brasil estão crescendo com uma rapidez espantosa, a doença já é considerada uma epidemia. Nos últimos cinco anos, o país tem registrado uma media de 2,5 mil internações por causa do diabetes mellitus, que se manifesta nos tipos 1 e 2. O tipo 2 representa mais de 90% dos casos da doença no país, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), e é o único que pode ser prevenido. Com o crescimento da doença, é comum o questionamento: diabetes tem cura?

Afinal, Diabetes Tem Cura ou Não?

De acordo com a medicina tradicional não existe cura para diabetes, porém é possível conviver normalmente com a doença e até mesmo reverter os sintomas da diabetes. Infelizmente, não é o que acontece no Brasil, onde os portadores dessa condição estão cada vez mais vulneráveis as complicações da doença. Para evitar isso, é preciso seguir um tratamento que realmente mantenha aDiabetes Controlada.
cura-para-diabetes
O diabetes tipo 2 acontece normalmente em adultos com uma vida sedentária, em caso de obesidade ou geralmente tendo históricos na família. Por isso é sempre bom manter hábitos saudáveis como uma boa alimentação, atividade física regular, que tudo faz desaparecer as chances de adquirir a doença.
Os especialistas alertam que uma vez acometida pela doença, até que a cura da diabetes  seja encontrada, a pessoa terá que fazer o controle adequado dos níveis de açúcar no sangue pelo resto da vida. As complicações que o diabetes traz é que são necessários todo esse cuidado, como por exemplo, cegueira parcial, infarto, amputação dos membros.
Ao contrário da diabetes tipo 2, a tipo 1 não é reversível e nem possível de prevenção, porém é possível reduzir drasticamente o uso de medicamentos se tratada corretamente. Trata-se de uma doença autoimune. Ela ocorre porque as células do pâncreas, que produzem insulina, são reconhecidas pelas células de defesa do organismo como um corpo estranho e acabam sendo destruídas.
No diabetes tipo 2, não há destruição das células do pâncreas. Elas vão à falência por exaustão. Já no tipo 1 as células são destruídas e por isso, segundos os endocrinologistas, que o paciente precisa fazer a reposição desses hormônios logo no inicio do tratamento.

E a Pré-Diabetes Tem Cura?

Bom, já está claro que tanto diabetes tipo 1 quanto tipo 2 não tem cura. Mas, você ainda pode estar se perguntando: e a pré-diabetes tem cura?
A pré-diabetes é uma condição que a taxa de açúcar no sangue está acima dos níveis normais, mas não a ponto de ser considerada diabetes. Todavia, as pessoas com pré-diabetes podem evitar a doença com o controle da glicemia. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, essa condição atinge cerca de 12% dos brasileiros.
A pré-diabetes é um sinal de alerta para a sua saúde pois além de estar em risco de desenvolver diabetes, também  aumenta o risco de doenças cardíacas e outras complicações médicas. Mas é uma condição que pode ser reversível desde tratada corretamente.
O grande problema é que pessoas que têm pré-diabetes não estão dando a devida atenção para importância dessa condição médica, o que contribui para aumento dos casos de diabetes no país.  Estudos comprovam que apenas com a redução de seu peso corporal entre 5 e 10% é possível diminuir a chance de desenvolver diabetes pela metade.

Diretrizes Para Tratar Diabetes:

Não esqueça: a diabetes não tem cura, mas dependendo do tipo, pode ser prevenida, revertida ou amenizada, principalmente se você tem parentes próximos ou familiares diretamente ligados á você diretamente, a atenção deve ser redobrada desde os primeiros anos de vida. É importante manter uma alimentação sempre saudável, tentar consumir baixas taxas de açúcar, encaixar em seu dia a dia a prática de exercícios e anualmente fazer esses exames essenciais para prevenção da doença.
No caso se sentir algum sintoma ou notar algo de diferente em seu organismo, procure um médico imediatamente, o diagnóstico inicial é fundamental para um maior controle e prevenção da doença, fazendo com que ela não se torne aguda e prejudique ainda mais seu organismo.
Quem tem diabetes pode e deve levar uma vida normal, feliz e saudável, baste ter a consciência de fazer tratamento eficaz para controlar a doença, não fazer grandes mudanças e não se arriscar na alimentação, seguindo isso, tudo normal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário