domingo, 3 de abril de 2016

CRÔNICA DO OSVALDO: "PALAVRAS AO VENTO...QUE CIDADÃO SOU EU? "

Sou alguém neste mundão de Deus. De onde vim para onde vou? Eterno mistério. A vida é fugaz, tudo é passageiro. Num piscar de olhos de criança o tempo me levou à velhice.  As etapas vivenciadas passaram tão rápidas e utopicamente eu as imagino como vidas e sinto que se morre e ressuscita várias vezes numa existência. Os anos passaram, meus cabelos rarearam e ficaram brancos, rugas apareceram e sou o que sou. Às vezes paro e começo a pensar e refletir sobre o que passou e me transformou no que sou.  É, o tempo transforma tudo, o passado choca com o presente. A máquina do tempo gira e eu e você vemos ao nosso redor que todos envelhecem e os aniversários passam com tanta rapidez, como números numa bomba de gasolina. Refletindo filosoficamente parece que o tempo flui como o mar no seu vaievém. Suas maravilhosas ondas se abrem e mostram o ontem, hoje e amanhã parecendo estradas que passamos agora e outras que ficaram tão longe. Deixando os devaneios , tempos que não voltam mais, deparamo-nos caminhos reais em que vamos passar, instantes que merecem reflexão profunda , pois vemos ao nosso redor nossa pátria cheia de problemas e corrupção, boa parte nossa culpa, em não saber distinguir o certo do errado. Isto faz-nos sentir um vazio existencial no agora, ínterim do ontem e o futuro. No implacável tempo mensurado os milésimos de segundos antes e milésimos de segundos depois não são nada. Cadê o ontem? O tempo levou. Qual será o futuro? Só Deus sabe.  Quem sou eu? Uma partícula no universo de Deus, chegando sozinho ao mundo e dele saindo sozinho? Será que quando amo estou sozinho? Quando estou frente a frente de uma pessoa estou sozinho? Por que será que mesmo dentre uma multidão me sinto só?
Quem sou? Faço as coisas certas em benefício do próximo? Entristeço-me ao ver que Deus , criador do Céu e da terra, mandou seu filho Jesus para que ensinasse a humanidade a viver no pleno amor, partilhando tudo com todos e a maioria ficou surda e sua lição de amor não foi entendida e os pobres sofrem e passam fome.  Diante disso paro e penso e volto pensamentos ao infinito, é preciso fervorosamente” ter esperança do verbo esperançar”, parafraseando o educador Paulo Freire, esta esperança dá integridade e fé ativa nas obras e reação àquilo que parece não ter saída.  Não posso ser um nada entre o ontem e o hoje e tenho fé que tendo Deus no coração, estou aqui de passagem ao lado de Jesus e o amanhã  será o paraíso eterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário