sexta-feira, 8 de abril de 2016

RELACIONAMENTO É PRISÃO OU LIBERDADE?

 
Já reparou que a vida a dois não é fácil? Convivência requer, além de muito amor, vontade de fazer dar certo. Mas a verdade é que em muitos casos se relacionar tem sido uma experiência que cria mais dependência do que qualquer outra coisa. E não deveria ser assim, afinal, o grande propósito da união de duas pessoas é o aprendizado conjunto que a convivência pautada que o amor pode proporcionar.

Por que alguns relacionamentos são como prisões?

É quando se começa errado, relacionamento doentio, neste caso os dois apaixonados , tendem na maioria das vezes a se aprisionar ao outro. Geralmente o medo de perder o ser amado cria uma dependência, o que vai totalmente contra a ideia do amor, que é de entrega, de doação. E é dessa dependência que vem a ideia de prisão. A pessoa, com medo de perder, tenta dominar e controlar o parceiro (a) gerando uma situação que não demorará muito a se tornar insuportável. dependência emocional aprisiona porque descaracteriza a pessoa. Ela perde a identidade uma vez que tenta se transformar no que o outro deseja.

E por que isso acontece?

Porque somos imaturos para vivenciar o amor com a liberdade que lhe é característica. Vejamos: o amor é doação, ou seja, doamos aquilo que possuímos sem esperar nada em troca. Doamos e não exigimos. A grande beleza do amor está em aceitar se unir ao outro para que juntos possam realizar os aprendizados que a vida traz. Mas quando exigimos estamos condenando essa relação à dor.
Portanto, para que um relacionamento não se torne uma prisão é preciso amar muito. Mas amor de verdade e não essa ideia equivocada que criaram para justificar a posse e o domínio do outro. O amor liberta. Ele não aprisiona. Quem ama cuida sem esperar recompensa. Quem está disposto se se relacionar precisa entender que um relacionamento deve agregar valores e não diminuí-los.

E como evitar que o relacionamento se transforme em uma prisão?

O diálogo é necessário para que os dois identifiquem os pontos que merecem atenção. É importante também que exista vontade de fazer dar certo. Com isso, qualquer problema poderá ser resolvido. Se o casal conversa, nada  fica suprimido e a supressão de emoções é fator de grande risco. Conversar sobre o que não está indo bem na relação abrirá portas para soluções.
Além disso, entender que a individualização é saudável. Muitos casais abandonam seus valores e suas ideias. Mudam o comportamento com o resto mundo e passam a viver em função da relação. Por isso a ideia de prisão. Porque a pessoa se acorrenta a outra emocionalmente. É perfeitamente normal que um casal tenha vida social além da relação. Que mantenha hobbies, amizades e manias que não dependam do companheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário