quinta-feira, 26 de maio de 2016

HOJE É DIA SANTO: CORPUS CHRISTI... MISSA E PROCISSÃO PELAS RUAS DE LONDRINA!

Feriado-de-Corpus-Christi-de-30-Maio-2013-100-550x300


Corpus Christi é uma celebração religiosa muito significativa entre as pessoas, anualmente milhares de pessoas se reúnem e comemoram essa data com eventos e celebrações, o que muitas pessoas não sabem é qual o real significado de Corpus Christi , por isso eis algumas explicações que você precisa saber para entender essa data em que se enfeita as ruas da cidade.

 Corpus Christi acontece 60 dias após o Domingo de Páscoa, o significado dessa festa é a celebração do Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, que é um dos sacramentos da Eucaristia. Um dos momentos importantes é o Santíssimo Sacramento que é acompanhado por vários fiéis em todas as cidades brasileiras.



Curiosidade

Vamos ver agora algumas curiosidades que envolvem a data de Corpus Christi , a primeira delas envolve o nome que significa “Corpo de Cristo”.

Outra curiosidade é que a comemoração de Corpus Christi é sempre realizada em uma quinta-feira, pois foi em uma quinta que Jesus realizou a sua última Santa Ceia com seus discípulos.

Os tapetes de rua são também um ponto forte da comemoração de Corpus Christi , em várias cidades do Brasil são feitas decorações nas ruas por onde passa a procissão.

Os tapetes de ruas são feitos com vários tipos de materiais diferentes, eles são sempre muito coloridos e feitos como verdadeiras obras de artes. Alguns dos materiais usados para fazer essas decorações são:
Borra de café,
Areia,
Tampinhas de garrafas,
Flores,
Farinha,
Folhas,
Serragem colorida.



No Brasil a tradição de enfeitar as ruas com tapetes feitos de diversos materiais para a procissão começou na cidade de Ouro Preto em Minas Gerais, que é hoje uma cidade histórica.

Corpus Christi começou no século XIII na Bélgica na diocese de Liège, o incentivo para iniciar a comemoração dessa data se deu por parte da freira Juliana de Mont Cornillon, que faleceu no ano de 1258, segundo conta a historia essa freira tinha visões onde Jesus lhe dizia para realizar uma festa litúrgica todos os anos para honrar a Sagrada Eucaristia.



Aqui no Brasil a festa de Corpus Christi foi instituída no calendário no ano de 1961, nesse ano uma procissão ainda pequena iniciou as comemorações saindo da Igreja de Madeira de Santo Antonio e seguiu em carreata até a Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário