terça-feira, 24 de maio de 2016

PALAVRAS DE FÁBIO DE MELO: "QUEM AMA PERDOA E QUEM PERDOA AMA!"


perdao23.jpg
Fiquei impressionada com a facilidade do padre Fabio de Melo (Canção Nova) de lidar com as palavras e da profundidade que consegue aplicar a cada programa que apresenta.
Incrível como ele soube resumir tão profundamente o que significa esse ato: PERDOAR.
“Perdão é isso: você pega a metade da razão de um e da razão do outro e tem uma inteireza. Perdão é abrir mão de ser inteiro na razão. Se a gente continuar querendo ser inteiro, não sobra espaço para o outro. O caminho que nos faz reconciliar é o significado que um tem para o outro. Muitas vezes, nossa incapacidade de perdoar o outro surge porque a gente só pensa no que o outro fez. A gente só consegue perdoar quando pensa o que outro é e não apenas no que ele fez. A gente só perdoa quando esquece o que o outro fez e pensa no que aquela pessoa é para nós. Qual o significado que nos une. O significado prevalece sobre o acontecimento. Acontecimentos são temporários – as pessoas mudam -, o significado permanece”. Padre Fábio de Melo
No calor da mágoa, da decepção todos nós nos achamos incapazes de perdoar. Pode ser um decepção amorosa, uma briga entre irmãos, pais, amigos… a capacidade de perdoar  passa pela nossa reflexão sobre o que aquela pessoa que nos magoou significa para nós. A chance dessa pessoa mudar e rever seus atos, pelo simples fato dela significar muito para nós é resultado de nossa capacidade de amar o outro.
As pessoas mudam e podem a partir de um erro serem melhores e caberá a nós sabermos se mais importante do que um erro é o relacionamento com aquele outro. Um outro que pode ser pai, mãe, amigo, namorado, irmão. Claro que há situações em que o outro e sua atitude pouco importam, mas quando não é essa a situação mais vale refletirmos e avaliamos se vale a pena perdoar a optar por sofrer a vida inteira por orgulho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário