domingo, 22 de maio de 2016

SERÁ QUE É VERDADE?...INVENTARAM CARRO QUE RODA 1000Km COM 1 LITRO DE ÁGUA!

POR ÁGUA ABAIXO


             Um vídeo que está circulando no Facebook mostra em uma recente e mal feita reportagem da TV Tribuna, afiliada do SBT, é afirmado que um rapaz ´inventor´conseguiu produzir um processo que faz com que o carro rode 1000 Km movido apenas com 1 litro de água! Incrível, não? O absurdo dessa afirmação é inacreditável em todos os sentidos.  

Vergonhoso...e em rede nacional

                 O ´inventor´ alega que a façanha energética foi alcançada usando a eletrólise, processo este que realmente separa hidrogênio ( gás hidrogênio) e oxigênio ( gás oxigênio) das moléculas de água, as quais são formadas pela junção de ambos os elementos. O problema é que a eletrólise consome quase tanta energia quanto o que seria gerado pela queima do gás hidrogênio no motor. Ou seja, não existe eficiência nenhuma. Hoje em dia, o processo de eletrólise é feito apenas para gerar os gases oxigênio e hidrogênio para fins diversos. Não é possível, em termos físico-químicos, usar a eletrólise como via energética. Para o carro da reportagem andar 1000 Km, ele teria que estar usando outra fonte energética concomitante com uma ínfima ajuda energética do gás hidrogênio gerado na eletrólise. Com certeza, o carro estava cheio de gasolina, álcool, etc. No mínimo, este último detalhe foi omitido na reportagem ou pelo safado do inventor, o que já representa um grave crime de informação pública. Nas redes sociais o pessoal está condenando o governo por não estar investindo em tal ´tecnologia´ só para proteger o setor petrolífero...

                      Motores baseados nos gases hidrogênio e oxigênio são vistos, por exemplo, nos foguetes, onde ambos os gases ( o oxigênio em estado líquido, inicialmente) reagem em violentas explosões para dar impulso de subida, e nos protótipos de carros movidos à ´células de combustível´ onde energia elétrica é produzida por uma pilha eletroquímica constituída pelos gases dos dois elementos ( depois, em um artigo no blog, eu explico melhor esse processo). As células à combustível ainda não estão em prática porque existe o problema do armazenamento do gás hidrogênio, o qual não pode ser liquefeito para uso comercial e acaba ocupando muito espaço. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário