segunda-feira, 20 de junho de 2016

A GEADA ARRASOU COM AS HORTALIÇAS EM LONDRINA



Milhares de pés de alface perdidos. A geada acabou com a produção da horta comunitária do conjunto Avelino Vieira, zona oeste de Londrina.  "O chuchu morreu, a banana pretejou, o jiló e berinjela também", lamenta. De acordo com Carvalho, 25 famílias que dependem da venda das hortaliças serão prejudicadas. "Agora o jeito é esperar passar esse mês porque a geada também faz o solo perder nutrientes", acrescenta. Fora isso, a produtora tem um plano B: "Vamos fazer um viveiro e criar codorna para termos uma outra fonte de renda", antecipa. 
Na Usina Três Bocas, zona sul de Londrina, o produtor Sérgio Rossi Grassi, 40 anos, estima perda de 15 a 20% de sua produção. A área de um alqueire e meio é destinada ao cultivo de couve manteiga, almeirão, rúcula, brócolis, hortelã, salsa, cheiro verde, cebolinha, nabo e pimenta. Grassi está no ramo há 20 anos e admite: "Não estávamos preparados. É torcer para não piorar", reflete. Em Ibiporã. Os produtores Flavia Saviski e Edilson Rien calculam perda de 60% de hortelã e manjericão. "Foram os que mais sofreram, embora a couve tenha dada uma amarelada". Os produtores relatam que a pior madrugada foi a de sexta para sábado, dia 11 de junho. 
A produtora Rosineia Ramos Gomes, 39 anos, fornece couve, salsinha e cebolinha para vários supermercados e restaurantes de Londrina há 20 anos e a sensibilidade da alface às intempéries foi um dos motivos de a família abrir mão da hortaliça. "Plantávamos alface, rúcula e brócolis também, mas eles não resistem. A couve sente um pouco, fica mais dura, mas não chega a estragar", explica. Gomes relata que a distribuição é feita diariamente. Ao todo, 12 pessoas são diretamente empregadas graças à área de um alqueire localizada no Limoeiro, zona leste, destinada a seus produtos – entre plantio, colheita, empacotamento e entregas. "Os gastos continuam os mesmos, as despesas são diárias e a queda na produção certamente será sentida pelo consumidor. Ficamos todos temerosos", admite. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário