quarta-feira, 8 de junho de 2016

A LOIRA DO BANHEIRO ASSUSTOU MUITA GENTE...ERA ARREPIANTE!!!



Quem nunca ouviu falar na Loira do Banheiro? Histórias como essa eram espalhadas em escolas e até pelos pais das crianças, com o intuito de dar exemplos e até fazê-las obedecer aos pais. No entanto, quando esses medos são tratados como algo bobo ou desnecessário, ou a criança não aprende a lidar bem com essas situações, elas podem trazer problemas na vida adulta
De acordo com os especialistas, as crianças não têm maturidades para lidar com os medos sozinhas e precisam do apoio dos adultos. Um estudo publicado na revista científica Psychiatric Annals, por exemplo, mostrou que elas podem se tornar ansiosas e apresentarem problemas até a vida adulta, se esses temores não fores superados.
Os medos podem variar, mas as histórias usadas como exemplo ou para educar, podem ficar na cabeça de alguns adultos, apesar de ser algo relativamente raro. Mesmo assim, alguns adultos costumam ter medo do escuro, de palhaços ou mesmo de ir ao banheiro sozinhos. Isso porque por mais que a pessoa não vivencie a situação, ela passou tanto tempo sendo incentivada a temer essas histórias, que elas se tornaram de alguma forma reais em sua mente.
Especialistas afirmam que o medo irracional muitas vezes é ligado a associação entre fatos: o medo não está no palhaço ou no banheiro, mas na própria pessoa, que associa isso tudo a algo assustador, em uma fantasia.
Entre essas histórias podemos destacar o bicho-papão e o homem do saco, usando para assustar crianças desobedientes, ou mesmo a gangue do palhaço, uma história real de São Paulo. Mas uma das mais famosas é a Loira do Banheiro, que inclusive foi inspirada em uma situação real:

Loira do Banheiro

A lenda da Loira do Banheiro é uma das principais histórias que compõem o imaginário quando o assunto são lendas e histórias misteriosas. Comum em diversas escolas, até hoje, não se sabe ao certo como ela começou. Dizem que essa mulher aparece no banheiro feminino com algodões no nariz e roupa toda branca. Além disso, é possível invocá-la com alguns rituais que variam de escola para escola: alguns dizem ser preciso jogar um fio de cabelo na privada, chutá-la e dar descarga três vezes, outros afirmam que só é possível trazê-la falando seu nome três vezes diante do espelho...
A história se espalhou como uma forma de ensinar os alunos a não matarem aula, já que em uma das versões ela é uma menina que ao escapar da sala de aula, escorregou no banheiro e faleceu. No entanto, existem outras versões, como a de uma professora morta pelos alunos ou a de uma estudante assassinada pelo zelador da escola...
O mais aceito, no entanto, é que a lenda tenha começado em 1891 com a morte de Maria Augusta de Oliveira, filha do Visconde de Guaratinguetá, que foi forçada a se casar aos 14 anos e decidiu fugir para Paris, onde viveu até os 26 anos. Depois de sua morte, o corpo foi trazido de volta para o Brasil, mas seu caixão foi violado por saqueadores que queriam suas joias e o atestado de óbito foi perdido. Depois, seu corpo ficou em uma redoma de vidro enquanto um túmulo era construído no cemitério de Guaratinguetá. Mas as pessoas diziam que já haviam visto a garota pedindo para sair da redoma, e assim começou a lenda.
Anos depois, em 1902, a mansão do Visconde se tornou uma escola, onde a lenda da Loira do Banheiro se espalhou, principalmente depois de um incêndio misterioso em 1916. Muitos alunos diziam vê-la nos banheiros, e assim a lenda se espalhou.
Além disso, existe também a ligação da loira com a Bloody Mary anglo-saxã. Essa personagem aparece no espelho caso você chame seu nome três vezes, e muitos dizem que a loira do banheiro faz o mesmo.
Por mais que existam diferentes origens para a história da Loira do Banheiro, o efeito que ela causa em quem ouve a fábula é o mesmo: o medo de ir ao banheiro sozinho e se deparar com uma arrepiante surpresa.                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário