terça-feira, 21 de junho de 2016

DIA DO PROFISSIONAL DA MÍDIA... PARABÉNS AOS COMUNICADORES DO BRASIL!


     Hoje é o Dia da Mídia. Mas alguém sabe o que é mídia? Mídia são todos os recursos audiovisuais que trazem para a população notícias sobre os fatos relevantes da sociedade. A televisão ainda continua sendo o veículo que mais presta essa função social. Porém, foi a internet que rompeu barreiras. O ciberespaço recriou o mundo moderno e, como cultura de massa, influencia as pessoas, bem como o modo delas enxergarem a vida.

     Dentro dos processos de comunicação existem os profissionais que trabalham sobre eles: os jornalistas. Se pensarmos em uma sociedade mais humana, com certeza neste dia teremos uma imprensa livre. A informação tem de ser para a cidadania, para a emancipação, para a formação de sujeitos conscientes. Uma sociedade com poder de transformar sua realidade deve estar bem informada acerca de seus direitos e deveres.

    A seguir, o Código de Ética para a mídia, criado pelas Nações Unidas e Organizações não-governamentais:

1. É responsabilidade moral da mídia disseminar informações em cada aspecto da realidade em que nós vivemos.
2. A mídia deve disseminar a informação com respeito e consideração pelo público.
3. A informação deve ser organizada, distribuindo o “peso” dos diferentes setores, para respeitar o direito ao conhecimento de importantes grupos sociais.
4. A informação deve refletir a realidade com uma variedade de conteúdo e notícias que espelhem os componentes da real situação, à medida que seja definida.
5. A informação deve procurar, sempre que possível, as causas dos eventos que influenciam o comportamento dos seres humanos.
6. A mídia tem o privilégio e a tarefa de reportar os eventos relatados no contexto de sua relação com os princípios da responsabilidade e da busca pelo bem comum.
7. É privilégio, tarefa e responsabilidade da mídia fazer o seu melhor para enfatizar as conexões entre os eventos mundiais mais significativos.


Parabéns à Mídia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário