domingo, 5 de junho de 2016

DIA NACIONAL DO TESTE DO PEZINHO...CUIDANDO DOS NOSSOS ANJOS!

6 DE JUNHO - DIA NACIONAL DO TESTE DO PEZINNHO



Dia 6 de Junho comemora-se o Dia Nacional do Teste do Pezinho. A data foi instituída pelo governo Federal para salientar a importância do exame, que detecta uma série de doenças que podem afetar o desenvolvimento da criança.

O Teste do Pezinho é um exame feito a partir de gotas de sangue tiradas do calcanhar do bebê e deve ser feito entre o terceiro e o quinto dia de vida. O exame é obrigatório, gratuito e um direito da criança estabelecido por lei.

O Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), criado pelo Ministério da Saúde em 2001, engloba hoje desde o diagnóstico precoce até o acompanhamento e o tratamento de cinco doenças congênitas que podem causar deficiências ou até levar à morte: fenilcetonúria, hemoglobinopatias, hipotireoidismo congênito, fibrose cística e hiperplasia adrenal congênita.

Com serviços de referência credenciados em todos os Estados da União, o grande desafio do Governo é levar o Teste do Pezinho a 100% dos recém-nascidos. Além do Teste do Pezinho Padrão, garantido pelo SUS, o Laboratório da Apae realiza outras versões do exame, podendo rastrear quase 50 patologias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário