quarta-feira, 1 de junho de 2016

EXTRA... HOJE É DIA NACIONAL DA IMPRENSA, PARABÉNS AOS PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO!



O dia 1º de junho ficou marcado como o Dia Nacional da Imprensa por ter sido a data em que circulou no país a primeira edição do Correio Braziliense. Esse jornal foi editado pelo brasileiro Hipólito José da Costa, em 1808, durante seu exílio em Londres.

O Correio Braziliense, no início, era uma brochura de 100 páginas, semelhante a um livro. Ele chegou ao Brasil enviado clandestinamente e circulou neste formato entre 1808 e 1822, possuindo 29 volumes no total. Reunia notícias internacionais e diversos assuntos de interesse da população brasileira. Em 1960, Assis Chateubriand, fundador da cadeia de rádio e jornais Diários Associados, decidiu fazer a impressão do Correio Braziliense em uma segunda fase. Desde então o jornal se mantém atuante até hoje.

Antes da Lei nº 9.831, de 1999, o Dia Nacional da Imprensa era comemorado em 10 de setembro, pois foi a data em que circulou o primeiro número do jornal Gazeta do Rio de Janeiro, sob proteção do governo de D. João VI, com um forte caráter oficial.
Fonte: www.jornalistasp.org.br


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário