Por que as desigualdades sociais. Alguns têm muito e a maioria tem pouco ou quase nada. Por que tantas doenças fazem tantos sofrer. Por que existem terremotos que destroem cidades inteiras? Por que as pessoas têm de trabalhar tão duro para mal ter dinheiro suficiente para alimentar suas famílias?
Casais antes felizes depois de algum tempo se divorciam. Alguma coisa não está certa aqui. Algo está muito, muito errado. A vida não era pra ser assim!
Então, POR QUE coisas ruins acontecem? POR QUE o mundo não é um lugar melhor?
A este POR QUÊ? Há resposta na Bíblia. Mas não é uma resposta que a maioria das pessoas gosta de ouvir: o mundo é do jeito que é porque é o mundo que nós, de certo modo, pedimos.
Parece estranho, não?
O que ou quem poderia fazer este mundo diferente do que ele é? O que ou quem poderia garantir que a vida seja livre de dor, para todo mundo, o tempo todo?
Qual é a resposta de Deus para isso?
Ele permite. Muitas pessoas experimentam conseqüências dolorosas da escolha de outros ou da sua própria escolha que vão contra os caminhos de Deus… assassinato, abuso sexual, ambição, mentira/fraude, calúnia, adultério, seqüestro, etc. Todas essas coisas podem ser explicadas por pessoas que recusaram dar a Deus acesso e influência em suas vidas. Vão vivendo as suas vidas da maneira que acham melhor, e eles e outros sofrem.
 De fato, Deus pode ser corretamente visto como aquele que toma a iniciativa, com compaixão, esperando que nós voltemos para ele para que então possa nos dar uma vida de verdade. Jesus disse: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.” (Mateus 11:28) Mas nem todos têm o desejo de ir até ele. Jesus comentou sobre isso quando disse:“Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que são enviados a ti! Quantas vezes eu quis reunir os teus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas não quiseste.” (Mateus 23:37) Mais uma vez, Jesus traz à tona o assunto sobre nosso relacionamento com ele:“Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida.”(João 8:12)
 Deus entende mais do que ninguém o que você está passando.
Não há dúvida de que existe dor e sofrimento neste mundo. Um pouco deles podem ser explicados pelo egoísmo, ações odiosas da parte de outras pessoas. Outros casos desafiam uma explicação nesta vida. Mas Deus nos oferece ele mesmo. Deus nos dá conhecimento de que ele também enfrentou isso, e está ciente da nossa dor e de nossas necessidades. Jesus disse aos seus discípulos: “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.” (João 14:27 ) Existem muitas razões para ter medo, se perturbar, mas Deus pode nos dar sua paz, que é maior do que o problema diante de nós. Afinal Ele é, Deus, o Criador, Aquele que sempre existiu, Aquele que criou o universo num estalar de dedos.