domingo, 26 de junho de 2016

VOCÊ SABIA QUE SÍNDICO PODE SOFRER "AFASTAMENTO"? ONDE VOCÊ MORA, TUDO BEM?















Como vai a administração do síndico em seu condomínio? Há muitos gastos desnecessários? Está havendo uma fiscalização dos moradores para que tudo ande em ordem. Os valores cobrados estão na realidade de outros condomínios? Há na região sul de Londrina, prédios simples, sem elevador, com 95 apartamentos em que cada família paga R$ 365,00. Isto pode?


Em casos extremos o síndico pode ser destituído, medida prevista no Código Civil. A reportagem na televisão mostrou a comissão que os síndicos recebem nas compras e serviços prestados ao condomínio.


A missão de administrar um condomínio não é nada simples. O trabalho requer tempo, paciência e habilidades com números e pessoas. É difícil agradar a todos. Tanto que tem muito síndico Brasil afora sofrendo "impeachment". A palavra certa, na verdade, é destituição. A medida está prevista no Código Civil, mas só deve ser usada em casos extremos.
O analista jurídico sênior do Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi) Regional Norte do Paraná, Danilo Serra Gonçalves, explica que a exoneração de síndicos não é comum em Londrina, cidade em que os condomínios, em sua maioria, são administrados pelos próprios moradores. Porém, vários fatores podem levar a uma decisão como esta.
De acordo com o Código Civil, o síndico, que pode ou não ser um condômino, é eleito em assembleia para exercer o cargo por um período de até dois anos – prazo que pode ser renovado. A ele cabe representar o condomínio em juízo ou fora dele; levar ao conhecimento dos moradores a existência de procedimentos judiciais ou administrativos; cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as decisões da assembleia; garantir a conservação de áreas comuns e a prestação dos serviços contratados; elaborar o orçamento; cobrar as contribuições dos condôminos; prestar contas à assembleia; realizar o seguro da edificação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário