domingo, 31 de julho de 2016

BLOG DE TURISMO ACESSÍVEL: A CIDADE DE SOCORRO, SÃO PAULO, É REFERÊNCIA NACIONAL!

A cidade de Socorro (SP) é conhecida como “Cidade Aventura” pela grande quantidade de atividades que oferece, considerada um dos melhores lugares do Brasil para a prática do rafting, ainda possui uma das maiores tirolesas do país, com mais de 1 km de extensão, a única que atravessa dois Estados: São Paulo e Minas Gerais.

Há três anos, Socorro é palco do “Luzes de Natal”, que reutiliza garrafas pet para a decoração natalina. Este ano, foram aproveitadas 400 mil pets. Desta forma, os moradores têm contribuído para que a cidade tenha o Natal mais iluminado e sustentável do interior de São Paulo.
Socorro é referência nacional em turismo acessível (Foto: Divulgação)
Além de todos estes títulos, a cidade também é referência nacional em turismo acessível. Entre as mais de 20 atividades de aventura que oferece hoje, dez já foram adaptadas e podem ser praticadas até mesmo por cadeirantes.
O principal diferencial de Socorro é este cuidado com a cidade e a atenção com a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, inclusive, com os idosos, crianças e gestantes. Praticamente todos os pontos e equipamentos turísticos da cidade foram ou estão sendo adaptados para permitir o acesso de pessoas que, usualmente, não poderiam participar das atividades ou visitar os atrativos.
O esforço de adaptação tornou a cidade um dos 10 Destinos Referência em Segmentos Turísticos do Ministério do Turismo e, como reconhecimento internacional, Socorro recebeu no ano passado, na Espanha, o Prêmio Rainha Sofia de Acessibilidade, outorgado pelo Conselho Real para Deficiência, do governo espanhol.
Socorro é tão especial que faz com que todos os visitantes se sintam especiais também. A proposta de inclusão, que teve início com as atividades de aventura, logo se estendeu para a cidade, para os serviços urbanos, públicos e privados. Desta forma, os turistas com deficiência podem se sentir mais livres e autônomos para circular na cidade e para fazer as atividades radicais, que estimulam a autossuperação, o trabalho em equipe, a coordenação e a coragem, num desafio saudável e seguro tanto para o corpo quanto para a mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário