terça-feira, 26 de julho de 2016

BLOG HISTÓRIA : ESCRAVOS FAZENDO A SECAGEM DO CAFÉ, 1870!


Escravos fazendo a secagem do café, 1870.
Foto: © George Leuzinger / Bia Corrêa do Lago-Os fotógrafos do Império.
(A White boy is next to his nanny, a couple of men drying coffee, a woman and some children sitting, all of whom are slaves owned by his father, 1870)



Foto: © George Leuzinger / Bia Corrêa do Lago-Os fotógrafos do Império.

Vemos na foto um rapaz branco é ao lado da sua babá, um casal de homens secando café, uma mulher e algumas crianças sentados, os quais são escravos de propriedade de seu pai, 1870.

·
Comentários
Osvaldo Cardoso Ribeiro

EIS ALGUNS DETALHES: A chegada dos primeiros escravos no Rio de Janeiro, a maioria veio para os grandes foros de Jacarepaguá. A característica de Jacarepaguá nos séculos XVII e XVIII, períodos mais ricos do Brasil-colônia, foi a ocupação dos portugueses com a criação de muitos engenhos de açúcar e ao mesmo tempo edificando capelas e igrejas, em comum acordo com o poder eclesiástico. Como os índios não aceitavam a servidão, os colonizadores apelaram para os escravos vindos da África. O povo indígena foi diminuindo até sua completa extinção ao mesmo tempo em que os africanos cresciam nas terras de Jacarepaguá. A população da região em 1797 era de 1.905 habitantes. No início, a produção seguia pelo mar, através da Barra da Tijuca, até o porto do Rio de janeiro. Depois, o caminho passou a ser terrestre pela Estrada Real de Santa Cruz,(hoje, Estrada Intendente Magalhães, Ernani Cardoso e Suburbana). Outro caminho era até o Porto Fluvial de Irajá, de onde seguia em pequenos barcos até a atual Praça Quinze.
Claudia Prisco
Claudia Prisco é possível descobrir o nome da Fazenda? Fotografias da História
Carola Damico
Carola Damico Fazenda de Quititi, Jacarepaguá, Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário