segunda-feira, 25 de julho de 2016

BLOG HISTÓRIA : A MAGIA DA DANÇA DEIXA AS PESSOAS MAIS FELIZES




Pode-se dizer que a história do balé no Brasil começou em 1927, com a vinda da bailarina russa Maria Oleneva para o Rio de Janeiro. Depois de Oleneva, vieram outros europeus, como o tcheco Vaslav Veltchek, que a partir de 1939 deu novo impulso ao balé no Brasil, como coreógrafo do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e organizador da escola de bailados da prefeitura paulistana.

O Teatro Municipal de São Paulo possui uma grande escola, fundada em 1940 e oficializada em 1947. A Universidade Federal da Bahia, em Salvador, tem um curso de dança, agregado a sua Escola de Teatro. E são milhares os cursos independentes em todo o Brasil, sobretudo em São Paulo e no Rio Grande do Sul. 

“A dança facilita o resgate da criatividade, da liberdade e do autoconhecimento do corpo, e das possibilidades nele existentes, despertando para as emoções que refletem na percepção da vida, através do movimento.”
Edwis Torres
A Dança de Salão no Contexto Social
Após a segunda guerra e o advento da revolução industrial, ocorre uma grande transformação na vida da mulher, e essa transformação, consequentemente, também é refletida em seu corpo. As mulheres passaram a trabalhar em atividades, antes só exercida pela força do homem: em fábricas, indústrias etc. Essa transformação passou a interferir no comportamento masculino, pois além de alterar a rotina dos lares, o homem passou a ver na mulher também uma concorrente.

Na dança a dois é inevitável a aproximação dos corpos. É criado um momento de intimidade entre duas pessoas e que às vezes nunca se viram antes. Mas também nesse momento há um dialogo mudo onde se estabelecem os acordos que tem como parâmetro, a confiança, antes em você, depois no parceiro, a educação e a gentileza de ambos, o respeito às diferenças e ao corpo. É justamente durante o estabelecimento desse acordo que é trabalhada a feminilidade e o cavalheirismo.
     
  Quanto à dança de salão, sua origem pode ser atribuída ao surgimento da valsa, há vários séculos, nas regiões montanhosas da Alemanha e Áustria conhecida como Welle ou Spinner. A princípio considerada vulgar, tornou-se coqueluche na segunda metade do séc. XVIII. Com o passar dos tempos tornou-se uma expressão de alegria, sofreu transformações, contudo sem nunca perder o estilo e a elegância que simbolizava a burguesia – Nascia a dança a dois, era o início da dança de salão. Pode-se afirmar, assim, que a dança de salão nasceu com os mestres de dança da Renascença, como forma de entretenimento para a nobreza.

No Brasil, o surgimento da dança de salão, tem várias fontes, porém é sabido que já dançávamos valsa na época do Império. O certo é que para o recrudescimento da dança de salão no Brasil, não podemos deixar de fazer menção a Maria Antonietta Guaycurus de Souza, grande mestra, que no Rio de Janeiro, desenvolveu técnicas e metodologia para o ensino da dança de salão.

Hoje a dança de salão é recomendada por vários profissionais da área de saúde, como atividade física e terapêutica. A dança a dois está de volta como forma de resgatar a sociabilidade e contribuir para uma melhor qualidade de vida. E desta feita para ficar.
                                                                                                                                                               Não espere muito para comprovar tudo que aqui foi exposto e enquadrar-se nesta afirmação: Quem dança é mais feliz.





Nenhum comentário:

Postar um comentário