Hoje a falta de tempo é unânime. Em toda parte as pessoas reclamam que não têm tempo ou que o dia poderia ter mais que 24 horas, já que todas as funções diárias não cabem na agenda. O excesso de atividades, o fluxo imenso de informações e as demandas do mundo moderno estão tirando nossa capacidade de organização do tempo. Algumas perguntas podem nos ajudar a entender melhor isso que vem acontecendo com a grande maioria da população mundial.
Qual é a sua prioridade na vida? Onde você investe mais tempo? No trabalho? Nas relações familiares? Cuidando de você? Essas questões são fundamentais para fazermos um mapa de como investimos nosso tempo. Refletir sobre isso e colocar tudo no papel ou em uma tabela é uma forma clara de entender para onde vão nossas preciosas horas. Colocando as atividades – e o tempo gasto nelas – na ponta do lápis será possível enxergar claramente e ver possibilidades de mudança, se o cenário não for positivo.
Tirando as horas em que estamos dedicados ao trabalho e que desempenhamos funções básicas, como tomar banho, dormir e se alimentar, há algumas no dia que precisam ser pontuadas e escolhidas. Sim, até para isso precisamos de planejamento, pois se não atentarmos podemos estar desperdiçando momentos importantes. Focar a atenção no que se faz é uma dica incrível!
No momento em que estiver trabalhando, dê o máximo de sua dedicação à tarefa. Feche as janelas que te tiram o olhar, como as redes sociais, desligue o telefone, se possível, e aperte o botão off da televisão. Assim, quando terminar a jornada, você terá feito o que precisa e poderá sair no horário. Acabou de jantar? Ao invés de pegar o celular e dar aquela passeada pelo Facebook, que tal deixá-lo de lado e aproveitar uns 30 minutos de seu tempo brincando com o filho ou conversando com a família? Sabe aquele desejo de fazer exercícios? Já pensou em adiantar o horário do despertador em uma hora e dar uma caminhada antes da correria começar? E o tempo em que teoricamente você fica ocioso, como quando está no metrô ou ônibus a caminho de um local? Abra um livro e leia-o ou, então, faça a consulta ao site do banco pelo celular, por exemplo, eliminando essa função da agenda.
O tempo é só uma contagem no relógio e a mais pura verdade é que somos nós os responsáveis por priorizar e planejar o que fazemos dele. A escolha é nossa! De repente, podemos estar dedicando nossas preciosas horas àquilo que não tem tanta importância ou a atividades que podem ser deixadas para depois. Fique atento a isso e viva o seu dia com equilíbrio. Colocar a cabeça no travesseiro e estar em paz com tudo o que foi feito no período que passou vale ouro, meu amigo. Pense nisso!