sábado, 9 de julho de 2016

SAIBA O QUE FOI A "REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA", EM 9 DE JULHO DE 1930!





Você sabe por que hoje é feriado em todo o Estado de São Paulo? Trata-se do Dia da Revolução Constitucionalista, ocorrida em 9 de julho de 1932, um movimento contra o primeiro governo de Getúlio Vargas (ocorrido entre 1930 e 1945). As informações são da Aprende!, parceira do Terra Apoio Escolar.


Cartaz do M.M.D.C. utilizado para recrutar jovens para o movimento em 1932Foto: Arquivo Pessoal
Antes do golpe de Estado que colocou Vargas no poder, em 1930, o Brasil era regido pela “política do café com leite”, pela qual as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais se revezavam na presidência do País.
Quando assumiu, o gaúcho Vargas nomeou interventores nos Estados. Os paulistas não aceitaram um interventor de fora de São Paulo e se rebelaram contra os novos rumos da política brasileira.

M.M.D.C.

O estopim da Revolução Constitucionalista foi a morte dos estudantes Mário Martins de Almeida, Euclides Miragaia, Dráusio Marcondes de Sousa e Antônio Camargo de Andrade, durante a tentativa de invasão da sede de um jornal favorável ao regime varguista, em 23 de maio de 1932.
A sigla M.M.D.C., que remete às iniciais dos nomes pelos quais os estudantes mortos eram conhecidos (Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo), se transformaram no símbolo do movimento, como mostra o cartaz de convocação de voluntários para a Revolução Constitucionalista, do acervo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB

Nenhum comentário:

Postar um comentário