terça-feira, 30 de agosto de 2016

ADOÇANTE FAZ BEM À SAÚDE...OU NÃO?








28/08/2016- 04h00min
Por
MARCELO MONTEIRO





Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS


Desde que surgiram na indústria alimentícia, na década de 1950, os adoçantes têm os seus benefícios e potenciais riscos à saúde dissecados por especialistas de várias áreas. Recentemente, uma série de estudos engrossou a lista de possíveis perigos da ingestão dos chamados edulcorantes por seres humanos.


Em abril deste ano, um artigo publicado por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) alertou para os riscos do uso da sucralose – um adoçante natural, derivado do açúcar de mesa – em alimentos e sobremesas quentes, como bolos, chás e cafés. Segundo o estudo, quando aquecida a 90°C durante 15 minutos ou mais, a substância tem sua composição alterada, liberando hidrocarbonetos policíclicos aromáticos clorados (HPACs), compostos tóxicos que se acumulariam no organismo e seriam potencialmente cancerígenos.


Mas a sucralose não é o único adoçante colocado na berlinda. Um dos edulcorantes de baixa caloria mais conhecidos, o sintético aspartame – também chamado de E951 e introduzido na indústria alimentícia em 1980 – já foi relacionado a efeitos colaterais como reações alérgicas, nascimentos prematuros e até casos de câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário