domingo, 14 de agosto de 2016

BLOG CIÊNCIAS : "QUANTO MAIS VOCÊ LÊ, MAIS VOCÊ VIVE"...QUE TAL LERMOS MAIS?

 
 por Bruno Vaiano*
 (Foto: Ferdinand Svehla/Creative Commons)
A edição brasileira do clássico A Montanha Mágica, do alemão Thomas Mann, tem 1045 páginas. Se deu dor nas costas só de pensar em levar o catatau por aí no ônibus, saiba que, no final, o peso do conhecimento compensa. Ler te dá, em média, dois anos de vida a mais que quem passa reto pelas prateleiras, é o que revela um estudo feito por Avni Bavishi, Martin D. Slade e Becca R. Levy, do Departamento de Saúde Pública da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.
No estudo, os pesquisadores explicam que o fenômeno acontece independente de qualquer variável. Questões de gênero, renda, educação e saúde foram todas levadas em consideração, e nenhuma alterou o resultado final. Há um detalhe, porém: só livros exerceram a influência benéfica sobre o organismo. Jornais e revistas não são tão eficientes.
Ninguém sabe, ainda, o motivo de isso acontecer. Foi analisada uma amostra de representatividade nacional com 3635 participantes. Os hábitos de leitura estavam em uma base de dados maior com informações completas sobre a saúde e rotina dos participantes. O tempo dedicado aos livros é proporcional à longevidade: ler no mínimo meia hora por dia deu aos participantes 17% menos chances de morrer nos primeiros doze anos de acompanhamento científico, passar mais tempo do que isso nas páginas garantiu 23% de vantagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário