quinta-feira, 11 de agosto de 2016

BLOG CURIOSIDADES: MITOS E LENDAS SOBRE A ENCANTADORA LUA!








A lua, principalmente em sua fase Cheia, sempre encantou aos homens desde os tempos primórdios, dando origem a alguns mitos e lendas. Desde sempre a lua esteve relacionada a desequilíbrios emocionais, comportamentos violentos, entre outros, sendo, portanto, usada para justificar comportamentos. Cientistas vem buscando há algum tempo as relações entre a lua cheia e o comportamento humano.

Os mitos lunares nascem de uma falácia, ou seja, trata-se de uma associação lógica que, apesar de parecer verdadeira, não é. Apesar de a lua afetar o movimento das marés, não afeta o nosso corpo, mesmo que composto por sua maior parte em água. A influenciada lua é, na realidade, gravitacional, o que só se torna perceptível com grandes massas, como a dos oceanos, por exemplo. Alguns mitos sobre a lua.

1. Nascimento dos bebês e a lua cheia: segundo Fernando Lang da Silveira, físico brasileiro, estudos demonstraram que não havia relação entre a fase da lua e o número de nascimentos de bebês, apesar da crença de muitos.

2. Suicídios também não são mais comuns na lua cheia, segundo estudos, ao contrário do que muitos acreditam. Os estudos revelaram, inclusive, algo diferente: que o maior índice de suicídios era na fase de lua nova, em que há menos luminosidade.

3. Loucos são chamados de lunáticos devido à crença de que a lua cheia os deixa piores. Muitos estudos foram feitos para desmistificar essa crença.

4. Animais ficam insanos na lua cheia? Não, também. Não há nenhum tipo de comprovação de que os cães fiquem mais violentos durante a lua cheia.

5. Na lua cheia há maior índice de atendimentos de emergência a pacientes cardíacos? Não, estudos revelaram que isso é mais um mito, apesar de que houve uma média de 6,5% menos ressuscitações na lua nova.

6. Durante a lua cheia acontecem mais crimes violentos, mito ou verdade? Estudos diversos foram realizados para comprovar ou desmentir os estudos de Arnold L. Liber, pesquisador da Universidade de Miami. Não houve nenhum resultado relacionando os crimes e as fases da lua.

7. A fase lunar não traz qualquer alteração no crescimento dos fios de cabelo, nem sequer promove uma melhoria na perda dos fios.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário