quarta-feira, 3 de agosto de 2016

DIA DO TINTUREIRO...PROFISSIONAIS TÉCNICOS DE TINGIMENTO DE TECIDOS!!!





O Dia do Tintureiro é comemorado no dia 3 de agosto. Caso não saiba, esse profissional é o responsável por deter o conhecimento de técnicas de tingimento de tecidos como a lã, a juta, o algodão, a seda, entre outros. Trata-se de uma profissão tão antiga quando a história da humanidade. A crença que se propaga é que essa arte foi descoberta ao acaso, provavelmente por um acidente banal, tendo hoje uma importância enorme para diversas indústrias, principalmente a da moda.
Se formos parar para pensar, a possibilidade de brincar com as cores e altera-las ao seu bel prazer sempre interessou demais ao ser humano, aguçando a sua criatividade. No Egito Antigo, as roupas que eram usadas tinham cores muito vibrantes, quando eram voltadas para o uso de pessoas abastadas daquela sociedade, como faraós e sacerdotes. As roupas serviam já naquela época como um parâmetro de divisão de castas sociais, e estamos falando de uma época que data de seis mil anos antes de Cristo!
Mulheres e homens há muito tempo se utilizam de pinturas para colorir o rosto e o cabelo, sendo essas tinturas extraídas das raízes e das cascas das árvores, sendo sempre misturadas com óleos e gorduras que tinham como objetivo dar consistência e durabilidade a essa tintura. Esses conhecidos se espalharam pelo Egito e acabaram atingindo outras fronteiras e outros continentes, se fundindo com conhecimentos de outros povos nativos e se espalhando ainda mais por todo o mundo.
O dia 3 de agosto foi o escolhido para as celebrações referentes ao Dia do Tintureiro porque é esse o dia da padroeira dos profissionais dessa área, a Santa Lídia, que foi canonizada pelo Papa Baronio, no ano de 1607. 
Com o passar do tempo a humanidade evoluiu e com essa evolução chegamos a era moderna, que nos permitiu trabalhar com técnicas mais avançadas de tinturaria, adaptadas a um momento em que o foco era a produção industrial, em larga escala. A partir dessa época começaram a ser introduzidos na indústria da tinturaria os corantes sintéticos, que serviam como substitutos quase perfeitos dos corantes naturais e que se adequavam bem a um tempo em que era mais fácil, mais barato e mais rápido praticar a arte da tinturaria.
Nos dias atuais quem oferece o serviço de tingimento industrial são lavandeiras e tinturarias, que muitas vezes reciclam diversas roupas por preços bastante acessíveis. A tinturaria é feita com a ajuda de uma série de máquinas que são desenvolvidas cada uma para um fim específico, oferecendo mais qualidade no serviço, durabilidade da peça e, portanto, confiabilidade.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário