terça-feira, 9 de agosto de 2016

DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS... VERDADEIROS DESCOBRIDORES DO BRASIL!

Os povos indígenas foram os primeiros a chegar no Brasil, bem antes de
Cabral, sem dúvidas, eles já estavam aqui e conheciam nosso território!
  "Os povos indígenas que lutam pelo direito constitucional às terras tradicionais continuam a sofrer discriminação, ameaças e violência. A situação é particularmente grave no estado de Mato Grosso do Sul", diz o documento da AI.
A Anistia Internacional (AI), organização não-governamental (ONG) que luta pelos direitos humanos. “Sacrificando Direitos em Nome do Progresso”, sobre os povos indígenas das Américas. O documento mapeia a situação dos índios em 12 países americanos, entre eles o Brasil, e aponta que os problemas relativos a essas populações são muito parecidos em todas as regiões analisadas.

"O crescimento rápido do Brasil, a expansão do agronegócio e a construção de grandes obras, como a barragem de Belo Monte [no Pará], aumentam o risco para os indígenas", disse o responsável pela pesquisa no país, Patrick Wilcken. A maior parte das questões apontadas pela Anistia envolve a expansão econômica e a manutenção das populações indígenas em seu território de origem.

   Muitas pessoas migram para a região e aumentam as invasões a territórios indígenas por madeireiros e garimpeiros. Além da Amazônia, vemos isso no Centro-Oeste, como em Mato Grosso do Sul onde há expansão do setor sucroalcooleiro.

O relatório diz ainda que os "povos indígenas que lutam pelo direito constitucional às terras tradicionais [pela demarcação] continuam a sofrer discriminação, ameaças e violência". 

O pesquisador, no entanto, reconhece que as condições de vida dos povos indígenas melhoraram bastante a partir dos direitos adquiridos na Constituição de 1988. Porém, para ele, a expansão da economia brasileira, nos últimos cinco anos, expõe os indígenas às situações de maior perigo em comparação à década anterior.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário