terça-feira, 9 de agosto de 2016

RAFAELA SILVA, "MULHER GUERREIRA" QUE CONQUISTA A MEDALHA DE OURO NA OLIMPÍADA!



Ela é uma baita guerreira que veio da Cidade de Deus e conquista a primeira medalha de ouro .
Rafaela Silva, a menina garimpada na favela da Zona Oeste cuja história de crime virou filme e ganhou o mundo pelas lentes de Fernando Meirelles, se tornou nesta segunda-feira a melhor judoca do mundo na categoria leve (até 57kg).
—"Mostrei aqui que uma pessoa saída da favela pode, sim, se tornar campeã . A lição que fica para as crianças é que, se têm um sonho, que  batalhem. Assim podem alcança-lo. Pode demorar, eu não consegui há quatro anos. Mas agora  alcancei "– disse Rafaela, ainda ofegante, minutos depois de sair do tatame consagrada.  


A história de Rafaela é semelhante a da esmagadora maioria das crianças criadas em situações desfavoráveis. A diferença é que a dela mostra o quanto esse roteiro quase predeterminado é possível de ser alterado. Rafaela foi descoberta na Cidade de Deus aos oito anos. Ela e a irmã, Raquel, foram colocadas três anos antes pelos pais para lutar no projeto social Reação, criado pelo ex-judoca Flávio Canto. Em vez da rua e de seus perigos e tentações, investiriam no tatame as energias gasta em brigas com os  vizinhos.

Quando viu aquela agressividade toda diante de seus olhos, o técnico Geraldo Bernardes, o homem que havia lapidado Canto e o transformado em medalhista olímpico, percebeu que estava diante de um diamante. Bastava lapidá-lo.

Rafaela foi crescendo e ganhando títulos conforme subia de categoria. Aos 16 anos, foi disputar o Mundial  Júnior da Tailândia para atletas de 17 a 19 anos. Ganhou e se deu conta de que o que o vaticínio de Geraldo lá na infância estava certo. Ela poderia, sim, ser uma campeã olímpica.

Que bonito ver alguém, com seus próprios esforços e muita perseverança vencer com garra e chegar ao máximo em sua categoria. Parabéns a Rafaela por ser a primeira a ganhar a medalha de ouro nesta Olimpíada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário