quarta-feira, 14 de setembro de 2016

POUCO SABEMOS DA LONDRINA DE ONTEM... QUANTAS SAUDADES!!!



Em vários jornais da época Londrina estava presente com os fatos do dia a dia...


Jornalistas famosos vieram de várias regiões do país tiveram momentos de glória...uns jornais foram relâmpagos, outros por mais tempos e poucos ficaram na história como é o caso da Folha de Londrina.




As matas tomavam espaço. Algumas casas... o homens chegam vindos de toda parte. Era uma legião de gente. Era um tal de chegar gente que não acabava mais. Achavam que aqui seria o local certo para tentar um futuro melhor. Do pequeno lugarejo , outro lugarejo e a cidade começa a nascer. Havia muita plantação de café que embelezava com suas bonitas flores.
Inacreditável tudo foi feito em poucas décadas. Londrina se explodia em crescimento...é um espanto. Parece que num piscar de olhos Londrina chega ao que é hoje. O que foi preciso derrubar , derrubado foi, para construção de casas e prédios. Londrina tinha pressa em crescer sem pensar em guardar o que fez. Londrina tem muitas vidas e pouca memória. Grandes edificações históricas estão hoje apenas na memória do povo.
Mas verdade é que Londrina tem uma história bonita. Mas onde está? Vamos encontrá-la nas páginas das revistas e jornais antigos que proliferam na região. Porque que sabemos que por Londrina passaram e deixaram suas marcas escritas muitos jornalistas expressivos e deles  não encontramos quase nada em artigos, matérias, ideias mostrando como era a Londrina de ontem. Falam do dois  Marinóisios, pai e filho, e quase nada dos outros.
Cadê fatos de Nilson Rímoli, Dicesar Plaisant,.. e principalmente de Benedito de Oliveira Jr.,
( Oliveira Jr.)  meu amigo e companheiro de trabalho no rádio...artigos bem articulados escrevia. Lia-os e admirava seu tino profissional.
A Londrina de ontem está oculta... se tivesse havido o cuidado de guardar, armazenar em arquivos, quantas coisas saberíamos do passado de nossa querida Londrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário