sexta-feira, 9 de setembro de 2016

VOCÊ SONHA SER JORNALISTA? ALGUMAS NOÇÕES DA PROFISSÃO!

1
Diploma        
    
Atualmente, não é obrigatório ter diploma em jornalismo para exercer a profissão, mas essa questão continua sendo debatida e nada impede que aconteçam mudanças no futuro. Isso porque, por um lado, ter um diploma é importante por agregar valor e credibilidade ao jornalista e às notícias que ele veicula; por outro, ele não é capaz de garantir uma formação de qualidade.
2
Bacharel em...
A maioria das universidades, tanto públicas quanto particulares, dão ao aluno que conclui o curso o diploma de Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo. Poucas universidades oferecem um diploma de Bacharel em Jornalismo.
3
Por trás da notícia

O jornalista participa de todas as etapas que envolvem a veiculação de uma notícia: antes da publicação, é preciso apurar, investigar e organizar os fatos. Nas redações de jornais, revistas e sites, acontecem com frequência as chamadas reuniões de pauta, quando a equipe de jornalistas se reúne para discutir quais assuntos devem ser investigados e abordados pelo veículo.
4
Diferentes cargos
iStock
O profissional que trabalha na área do Jornalismo pode ocupar os mais diferentes cargos - desde redator, repórter e assessor de imprensa até fotojornalista e editor chefe, por exemplo.
5
Continuar estudando é muito importante!

O jornalista precisa estar sempre atualizado. Fazer uma pós-graduação, por exemplo, enriquece bastante a formação e a bagagem cultural e intelectual do profissional. Um mestrado ou doutorado podem ser boas opções para quem deseja se aprofundar em um tema específico.
6
É preciso ler muito e estar preocupado com os fatos
Compreender e analisar o que acontece ao seu redor e também mundo afora são atividades que fazem parte da rotina do jornalista. Por isso, o profissional precisa sempre estar à parte dos acontecimentos. Para não ficar preso a uma análise superficial dos fatos, o jornalista deve ler bastante sobre os mais diversos assuntos.
7
Trabalho em equipe

iStock
O trabalho do jornalista nunca é individual - nem mesmo quando uma reportagem é assinada por apenas um nome. Existem sempre mais pessoas envolvidas, que podem ser desde os entrevistados até a equipe de produção e o diretor de redação. Por isso, o jornalista precisa saber sempre lidar com as pessoas e respeitar opiniões e modos de agir diferentes. O trabalho é sempre coletivo, independentemente da mídia em que se trabalhe.
8
O jornalista é jornalista 24 horas por dia
iStock
O tempo de trabalho nunca é contado: o jornalista não pode passar em frente a um acontecimento e fingir que não viu. Faz parte da profissão acompanhar tudo com um olhar crítico.
9
Compromisso com a sociedade
iStock
A sociedade conta com o jornalista para obter informações de qualidade e também para defender o seu direito de voz e liberdade. O profissional precisa estar ciente do seu impacto na formação de opinião dos indivíduos, além de ter sempre uma conduta ética.
10
O jornalista é uma figura pública
Como o nome e a imagem do jornalista estão diretamente ligados à notícia, sua figura se torna pública. Por isso, ele deve sempre cuidar da sua conduta, mesmo em ambientes particulares - mas nada que impeça uma brincadeira ou outra nos bastidores das notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário